05/08 – Ato show celebra os 5 anos da Lei Maria da Penha

Há cinco anos foi sancionada a Lei 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha. A legislação deu visibilidade à violência sofrida por milhões de brasileiras e representa um avanço na luta pela igualdade entre homens e mulheres. Para lembrar a data e reafirmar o compromisso com os direitos e cidadania das mulheres, a Secretaria de Política para as Mulheres, a Petrobras, a BR Distribuidora, o governo do Estado e a Prefeitura do Rio de Janeiro estão realizando um grande ato show que se encerra com um show de Beth Carvalho

Neste dia 5 de agosto, a partir das 13h, na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, a Lei Maria da Penha será debatida em oficinas, mostra de filmes e diversas apresentações culturais. A celebração terá as presenças da ministra Iriny Lopes, da Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), dos ministros José Eduardo Cardozo e Antonio Patriota, da Justiça e das Relações Exteriores, Luiza Bairros, da Seppir, além do governador do Rio Sérgio Cabral, do prefeito Eduardo Paes e representantes dos poderes Legislativo e Judiciário. O ato será encerrado às 18h30 com show da cantora Beth Carvalho.

Para o evento são esperadas três mil mulheres do estado do Rio de Janeiro e do país, representantes do Movimento de Mulheres e Feminista. Na ocasião a Petrobras e BR Distribuidora formalizam a entrega um milhão de cartilhas de bolso sobre a Lei Maria da Penha à Secretaria de Políticas para as Mulheres.

Durante o ato, a Secretaria de Políticas para as Mulheres e os Ministérios da Justiça e das Relações Exteriores assinam Acordo de Cooperação para ampliação da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 -, no exterior. O objetivo é atender as brasileiras vítimas de violência doméstica fora do Brasil. O serviço será gratuito, de orientação para fornecer informações sobre os direitos das mulheres, durante 24 horas por dia.

A programação do ato show inclui debates sobre aspectos gerais da Lei Maria da Penha, estandes dos serviços da rede pública de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, atrações culturais e sócio-pedagógicas desenvolvidas por organizações do movimento de mulheres do Estado do Rio de Janeiro. Os grupos artísticos Teatro de Anônimo, Marias da Graça e Saias na Folia farão performances temáticas no segundo piso da casa durante todo o evento.

Sobre a Lei Maria da Penha

A Lei Maria da Penha representa um marco jurídico e histórico da luta das mulheres brasileiras no enfrentamento à violência. Considerada pela ONU como uma das três melhores do mundo nessa área, a lei constitui uma importante conquista na implementação da Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as mulheres e no combate à violência doméstica. Prova disso, é que o número de processos baseados na lei já ultrapassa os 300 mil, beneficiando mais de 70 mil mulheres através de medidas de proteção.

Segundo dados da pesquisa Percepções sobre a Violência Doméstica contra a Mulher no Brasil (Avon/ Ipsos), a legislação é conhecida por 94% da população, embora apenas 13% a conheçam em profundidade. Com a distribuição das cartilhas informativas, a SPM pretende ampliar o alcance da lei, bem como sua aplicação.

Maria da Penha Fernandes

Maria da Penha Fernandes foi vítima de violência doméstica em 1983 e por conta das agressões ficou tetraplégica. Após o incidente, engajou-se na luta pela punição do marido, que só foi condenado 19 anos depois e permaneceu apenas dois anos em regime fechado. A prisão só ocorreu após Maria da Penha ter denunciado o caso na Organização de Estados Americanos (OEA). A condenação pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA obrigou o governo do estado do Ceará, local onde o crime ocorreu e foi denunciado, a pagar indenização. A Lei Maria da Penha simboliza a luta do movimento de mulheres pelo fim da violência.

SERVIÇO

Ato show: 5 anos da Lei Maria da Penha

Data: Dia 5 de agosto, sexta-feira, a partir das 13 horas

Local: Fundição Progresso (Rua dos Arcos, 24 – Lapa / (21) 2220 507/ www.fundicaoprogresso.com.br)

Programação do Evento

13h – Abertura para o público

Acesso às atividades dos estandes e oficinas

17h – Ato político com a presença de autoridades e de Maria da Penha Fernandes, que dá nome à lei

– Lançamento da cartilha (SPM/Petrobras)

– Ligue 180 Internacional: assinatura do Acordo de Cooperação (SPM/Ministérios da Justiça e de Relações Exteriores)

– Fala de autoridades convidadas

18h 30min – Grande show de encerramento com Beth Carvalho

Fonte: Inteligêmcia

+ sobre o tema

Estupro, uma epidemia contemporânea

A barbárie que vitimou a jovem indiana de 23...

Após mexer em Nicole Bahls, Gerald Thomas escreve à ‘gentália hipócrita’

O diretor de teatro Gerald Thomas foi alvo de pesadas críticas,...

Mulheres negras, jovens e pobres são as maiores vítimas da violência doméstica

Ipea revela dados inéditos sobre violência contra a mulher Divulgação...

para lembrar

Violência contra a mulher não é só dar porrada

Muitas mulheres são vítimas de violência doméstica, preconceito no...

Sentimento doentio de posse domina os agressores de mulheres

Sentimento de posse, ciúme doentio e machismo. As causas...

Tocantins será visitado pela CPMI que investiga violência contra a mulher

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga...
spot_imgspot_img

Homem é preso em Manaus suspeito de matar grávida por não querer filho negro

A Polícia Civil do Amazonas prendeu em Manaus um homem apontado como sendo o assassino de sua ex-namorada grávida de sete meses. As investigações, segundo a corporação,...

Violência política contra as mulheres é estratégia de ataque à democracia, diz especialista

Neste 25 de novembro, Dia Internacional pelo Fim da Violência contra as Mulheres, o Brasil se depara com um número alarmante. Segundo pesquisa elaborada...

Edificar o lar

Na verdade eu venho pensando mais fortemente nisso desde que vi a notícia sobre o brutal assassinato da pastora Sara Mariano. Ela foi morta...
-+=