12 frases racistas que todo negro já ouviu na vida

Sabe aquela pessoa que jura de pés juntos, que não é racista, mas vive compartilhando conteúdo e falas racistas no facebook, twitter, grupo do whatsapp, roda de conversa

por Marcos Ferreira no BussFeed

Mas eu tenho amigos negros

via GIPHY

Essa é uma das desculpas mais famosas utilizadas por pessoas não negras para validar suas atitudes racistas, sejam elas qual forem.

O que essas pessoas precisam entender, é que o amigo negro não serve de passe livre para validar seja lá qual for a atitude racista que você tenha cometido, e que elas são 100% responsáveis por aquilo que dizem ou fazem.

“Mas e a minha liberdade de expressão”

via GIPHY

“Comediantes” como Danilo Gentili e programas de televisão como pânico na TV, adoram usar a “liberdade de expressão” como pretexto para promover racismo e tantas outras opressões (machismo, xenofobia, trans/homofobia).

O grande problema é que em maior parte dos casos, a liberdade de expressão vem acompanhada de discursos de ódio e crimes previstos em lei. Brasileiros reacionários, ignorantes e hipócritas em sua maioria acreditam que racismo pode e deve ser perpetuado de modo desenfreado, e se caso os atingidos sentirem-se ofendidos eles são hostilizados e lidos como vítimas, já a lei por sua vez, nunca funciona de modo eficaz (a não ser quando é para elevar os índices de genocídio contra negros).

3.Eu não enxergo cores, enxergo seres humanos.

Você pode até acreditar que “não ver cor” é algo positivo, o problema é que quase sempre, as mesmas pessoas que não enxergam cores também não percebem quando estão sendo racistas. Não enxergar cor em uma sociedade é um privilégio reservado para aqueles que não são constantemente vistos e julgados com olhar diferenciado/seletivo em ambientes não periféricos.

Não há nada de errado em reconhecer que somos sim diferentes.

Muito pelo contrário: enxergar diferenças nos permite reconhecer que justamente por não sermos iguais é que temos diferentes tratamentos socialmente.

Em outras palavras, se fazer de cego não isenta você de ser racista.

Nem todo branco é racista.

“Nem todo branco é racista” é a forma mais utilizada de transformar uma discussão sobre racismo de modo geral em uma discussão pessoal sobre um único indivíduo.

O que estas pessoas normalmente não entendem é que quando falamos sobre desigualdade estrutural e racismo institucional, estamos fazendo referência ao sistema que dá privilégio à pessoas não de modo único, mas universal.

5.Mas meu tatatatatatatataravo era preto

Racistas quando sem argumentos, sempre se recordam daquele parente negro distante que ele tem, para usar como prova de que não é racista. O problema, é que em maior parte dos casos, ele não se recorda de respeitar a memória do seu ente “querido” até ser confrontado por outro negro.

6.Mas eu sou branco e também sofro racismo, me chamavam de branquelo quando eu era criança.

Ser branco já te privou de entrar em algum ambiente?

Ser branco já fez com que o seu salário fosse menor comparado a outras pessoas com o mesmo nível hierárquico que o seu?

Ser branco já fez alguém questionar a sua credibilidade intelectual, somente pelo fato de ser quem você é?

Ser branco já fez alguém questionar o seu caráter, novamente, por ser quem você é?

Ser branco já fez com que você se sentisse desconfortável em determinados ambientes pois você era “muito branco para estar alí?”

Ser branco já fez você perder uma vaga de emprego, só por você ser branco?

Ser branco já fez o segurança do shopping seguir você em todas as lojas, por você parecer “suspeito” demais?

Ser branco já fez você temer pela vida dos seus filhos pois a qualquer momento um grupo de extremo racismo contra brancos poderia o perseguir na rua e o espancar até a morte por ele ser branco demais?

Ser branco já fez com que tudo aquilo que te atingisse negativamente desde o berço fosse levado como vitimismo por outras pessoas negras, e só fosse levado a sério quando um negro dissesse que você está certo em se sentir ofendido?

Se você respondeu NÃO em 2 ou mais perguntas, você comprovou que racismo reverso não existe.

Racismo e preconceito são duas coisas completamente distintas, racismo é um sistema de poderes que como proposto nas questões acima, priva negros de terem direitos iguais socialmente.

Já preconceito NÃO.

7. Negros são os piores racistas

via GIPHY

você não entendeu nada, volte para o tópico número 6.

8.Vocês nunca serão respeitados se forem tão agressivos

Esse pretexto vem sempre seguido de nomes como Martin Luther King, a carta que racistas adoram usar quando percebem que já não possuem mais argumentos válidos (nunca possuem) e para tentar descredibilizar o negro, os chamam de violento, agressivo e revanchista.

9.Por que não tem dia da consciência humana?

O mês da consciência negra existe justamente para celebrar a morte de um dos maiores símbolos de resistência e luta contra o sistema escravocrata. O mês de novembro é famoso por levantar questionamentos absurdos acerca da celebração do povo preto (lê se recalque, ódio e racismo enrustido). O mais intrigante é que estas pessoas normalmente pregam o discurso de que somos todos iguais, mas nunca questionam a ausência de negros em ambientes de destaque, universidades, histórias, televisão e etc.

10. Somos todos…”

#Somostodos (insira o nome do famoso), mas nunca são aquela preta que você tira sarro do cabelo crespo, nunca são aquele preto que você persiste em chamar de cotista na universidade com o intuito de menosprezar a capacidade intelectual, não são as muitas Claudias Silva, Amarildos e Eduardos mortos inocentemente no país.

11.- Hoje tudo em dia é racismo, eu ein…”

O racismo sempre existiu, a diferença é que hoje em dia negros estão se posicionando contra qualquer atitude antes entendida como senso de humor. Se você percebeu que agora nenhuma das suas “piadinhas” tem graça, a não ser quando está cercado de racistas reacionários iguais a você, significa que quem precisa se tratar urgentemente é você.

(Leia se caso da atriz branca, Luana Piovanni hostilizando os ataques racistas contra a Taís Araújo)

http://www.correio24horas.com.br/single-entretenimento/noticia/luana-piovani-alfineta-tais-araujo-apos-comentarios-racistas-na-internet/?cHash=6db24178076aa5bf8f43f542bbf5a77e

12.Mas por que vocês odeiam brancos?!

Não odiamos ninguém, apenas nos recusamos a ficar calados e compactuar amavelmente com pessoas que insistem em perpetuar qualquer tipo de opressão que possa atingir as nossas vidas negativamente, com a intenção de nos fazer crer que vivemos em uma democracia racial, afinal, de boas intenções o inferno tá cheio.

13.Eu aguardando os racistas reacionários após lerem este post

+ sobre o tema

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do...

para lembrar

Após sofrer racismo na escola, Kheris Rogers de 10 anos cria linha de roupas empoderadora

Você precisa conhecer Kheris Rogers, uma menina de 10...

A Discriminação de Boris Casoy: Isso é uma vergonha

Neste vídeo o apresentador da Band, Boris Casoy declara...

RACISMO NA ITÁLIA: Mais um capítulo do racismo na Itália

O prefeito de Brescia, Adriano Paroli, do PDL, informou...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=