Corte anula gancho de Muntari por sair de campo após racismo

A corte de apelação da Federação Italiana de Futebol (Figc) anulou nesta sexta-feira (5) uma suspensão de um jogo imposta ao meio-campista ganense Sulley Muntari por ele ter abandonado o campo devido a insultos racistas.

Do Istoé

Foto: Fabio Murru/Ansa/AP

O episódio aconteceu no último domingo (30), quando Muntari, atleta do rebaixado Pescara, foi alvo de coros discriminatórios por parte da torcida do Cagliari em uma partida da Série A. O ganense reclamou com o juiz e pediu a interrupção do jogo, mas não foi atendido e ainda levou cartão amarelo.

Irritado, Muntari abandonou o gramado sem autorização do árbitro – a partida já estava nos minutos finais – e foi advertido novamente, o que causou sua expulsão.

No julgamento em primeira instância, o comitê disciplinar da Lega Serie A, entidade responsável pela primeira divisão, suspendeu o ganense por uma partida e absolveu o Cagliari, alegando que as ofensas racistas envolviam apenas cerca de 10 torcedores. O árbitro do duelo, Daniele Minelli, também não foi punido.

O caso repercutiu no mundo inteiro e provocou reações até do alto comissário das Nações Unidas para Direitos Humanos, Zeid Ra’ad al Hussein, que afirmou que o jogador é um “exemplo na luta contra o racismo”.

Episódios de discriminação racial são frequentes no futebol italiano, tanto por parte da torcida quanto dentro de campo, e as punições para esse tipo de ofensa costumam ser bastante brandas. (ANSA)

+ sobre o tema

Fórum da ONU em Genebra discute desenvolvimento econômico dos negros

No terceiro dia do 3º Fórum Permanente de Pessoas...

Instituto Geledés promove evento sobre empoderamento econômico para população negra

O Geledés – Instituto da Mulher Negra realizou nesta...

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Criança é Vitima de Racismo em Salão

Convocamos tod@s a participar amanhã, às 17 horas, no...

Multidão protesta na Itália contra fascismo e racismo

Cortejo ocorre em Macerata, onde jovem atirou em negros  Do...

São brancos, saudáveis, usam roupas normais e não têm tatuagens diz delegado Alfredo Jang sobre homofóbicos

{xtypo_quote}São brancos, saudáveis, usam roupas normais e não têm...
spot_imgspot_img

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela Seleção Brasileira, 42 títulos, duas vezes campeão da Copa América e da Copa das Confederações,...

Mbappé comunica ao PSG que vai sair do clube ao fim do contrato

Mbappé comunicou à diretoria do Paris Saint-Germain que vai deixar o clube ao fim do contrato, o qual se encerra em junho. A informação foi dada...

Costa do Marfim venceu o CAN 2024

Já é conhecido o vencedor da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações de futebol: a Costa do Marfim. Primeira parte: vantagem Nigéria A selecção nigeriana, que tinha...
-+=