Corte anula gancho de Muntari por sair de campo após racismo

A corte de apelação da Federação Italiana de Futebol (Figc) anulou nesta sexta-feira (5) uma suspensão de um jogo imposta ao meio-campista ganense Sulley Muntari por ele ter abandonado o campo devido a insultos racistas.

Do Istoé

Foto: Fabio Murru/Ansa/AP

O episódio aconteceu no último domingo (30), quando Muntari, atleta do rebaixado Pescara, foi alvo de coros discriminatórios por parte da torcida do Cagliari em uma partida da Série A. O ganense reclamou com o juiz e pediu a interrupção do jogo, mas não foi atendido e ainda levou cartão amarelo.

Irritado, Muntari abandonou o gramado sem autorização do árbitro – a partida já estava nos minutos finais – e foi advertido novamente, o que causou sua expulsão.

No julgamento em primeira instância, o comitê disciplinar da Lega Serie A, entidade responsável pela primeira divisão, suspendeu o ganense por uma partida e absolveu o Cagliari, alegando que as ofensas racistas envolviam apenas cerca de 10 torcedores. O árbitro do duelo, Daniele Minelli, também não foi punido.

O caso repercutiu no mundo inteiro e provocou reações até do alto comissário das Nações Unidas para Direitos Humanos, Zeid Ra’ad al Hussein, que afirmou que o jogador é um “exemplo na luta contra o racismo”.

Episódios de discriminação racial são frequentes no futebol italiano, tanto por parte da torcida quanto dentro de campo, e as punições para esse tipo de ofensa costumam ser bastante brandas. (ANSA)

+ sobre o tema

Nova York estampa slogan ‘Black Lives Matter’ em frente à Trump Tower

O slogan "Black Lives Matter" foi pintado em letras...

Polícia indicia suspeita por ofensa racial contra vereadora de Campinas em sessão da Câmara

A Polícia Civil confirmou na tarde desta quarta-feira (17)...

Tiro dado por Crespo sai pela culatra

Vereador, que chamou Yabiku de amarelo, vai à festa...

‘O racismo continua vivo neste país’. lamenta Morgan Freeman

O ator americano Morgan Freeman, reconhecido ativista contra a...

para lembrar

MP denuncia oficiais da PM por invasão a imóveis na favela Nova Brasília

Entre os denunciados está o comandante da Coordenadoria de...

Policias militares matam jovem de 19 anos no Barreiro

Militares dizem que a morte ocorreu durante uma troca...

#EuNãoSouUmVírus: epidemia do covid-19 dispara racismo contra asiáticos

"Ai, miga, sai com esse coronavírus daqui", ouviu a...
spot_imgspot_img

A natureza se impõe

Mundo afora, sobram sinais — de preocupantes a desesperadores — de fenômenos climáticos. Durante a semana, brasileiras e brasileiros em largas porções do território,...

Criminalização e Resistência: Carla Akotirene e Cidinha da Silva discutem racismo institucional no Sesc 24 de Maio 

No dia 16 de outubro, quarta-feira, às 19h, o Sesc 24 de Maio promove o bate-papo Criminalização, encarceramento em massa e resistência ao punitivismo...

Violência política mais que dobra na eleição de 2024

Foi surpreendente a votação obtida em São Paulo por um candidato a prefeito que explicitou a violência física em debates televisionados. Provocações que resultaram...
-+=