16 Mulheres Negras saem delegadas na Conferência de Políticas para as Mulheres do Amapá

A III Conferencia Estadual de Políticas para as Mulheres do Amapá aconteceu entre os dias 3 e 5 de novembro de 2011 e teve como tema “Construindo o Plano de Ação e Mudança”. O evento aconteceu no teatro do SESI e contou com aproximadamente 300 participantes.

A abertura oficial aconteceu na noite do dia 3 e a mesa de abertura foi composta pela deputada estadual Cristina Almeida, pela vice-governadora Dora Nascimento, pela Secretária Extraordinária de Políticas para Mulheres Lucenira Pimentel, pela Subsecretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas da SEPM Lucia Camini, pela Coordenadora Municipal de Políticas para Mulheres do Município de Mazagão, Adriana, e por Ezequiele, da comunidade de Mazagão, representando a sociedade civil organizada. Após a abertura aconteceu a palestra magna com o tema “Avanços e desafios na implantação e implementação das políticas públicas para as mulheres”, proferida por Lucia Camini.

Os trabalhos do dia 4 iniciaram com a leitura e aprovação do regimento que teve maior número de intervenções e conflitos no artigo que tratou da eleição de delegadas para a conferência nacional. Em seguida aconteceram dois painéis, sendo o primeiro “Troca de experiências nas políticas públicas para as Mulheres”. As palestrantes foram Maria José (Zeza, conselheira da Rede Mulher de Educação) que abordou o tema “O papel das redes no enfrentamento a violência doméstica, e Simone Cruz (AMNB) que abordou o tema “Organização em rede das mulheres negras para combater a invisibilidade e a violência contra a negra”. Gleide Almeida Brito, coordenadora do comitê e programa pró equidade de gênero e raça, abordou o tema “Autonomia, igualdade no mundo do trabalho e cidadania”.

Já no segundo painel, com o tema “Gestão e Monitoramento do Plano Estadual de Política para as Mulheres”, as palestrantes foram Delma Skibinsk e Maria das Dores do Rosário Almeida, a Durica, conselheira do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e da AMNB.

No dia 5 aconteceu a formação dos 10 grupos de trabalho, que avaliaram, atualizaram e aprimoraram as propostas do plano estadual de políticas para mulheres, destacando as prioridades dos 11 eixos temáticos. As mulheres negras presentes se dividiram nos 10 grupos para fazer passar as propostas prioritárias da plataforma.

A III conferencia encerrou com a eleição das delegadas para a conferencia nacional. Foram eleitas 38 mulheres representantes dos governos municipais e estadual, bem como representantes da sociedade civil organizada.

Dentre as eleitas, 16 são mulheres negras da sociedade civil e governo:

Adriana (Oiapoque)

Rosa (comunidade de Cupixi)

Raimunda (Cotinha) (Coletivo de mulheres negras – CNEGRAM)

Rosa (Movimento mulheres negras município Laranjal do Jarí)

Marinalva (FULANAS – Mulheres do Bairro Jardim Felicidade)

Raimunda Edna (FULANAS – AMA)

Leonete

Ezequiele (Município de Mazagão)

Jucileide ( Distrito de Anoerapucú)

Neucirene (IMENA – AMNB)

Edna Souza (Quilombo do Curiaú)

Rejane Soares (CNEGRAM – FULANAS – SEAFRO)

Adriana (Coordenadora de Mulheres do Mazagão)

Rosamary (Coordenadora de mulheres do município de Tartarugalzinho)

Sirlene (Comunidade Lagoa dos Indios – SEMAST)

+ sobre o tema

Eventos promovem feminismo negro com rodas de samba e de conversa

"Empoderadas do Samba" ocupa espaço ainda prioritariamente masculino e...

Dandara: ficção ou realidade?

Vira e mexe, reacende a polêmica sobre a existência...

Michelle Obama está farta de ser chamada “mulher revoltada de raça negra”

“Uma mulher revoltada de raça negra”. Michelle Obama está...

A banalização da vida diante da cultura do abandono e da morte

O ano de 2017 expondo as vísceras da cultura...

para lembrar

Mortalidade materna de mulheres negras é o dobro da de brancas, mostra estudo da Saúde

Assim como outros indicadores de saúde, a mortalidade materna é...

Racismo institucional e ensino da cultura africana são debatidos entre governo e movimento negro

 A presidenta Dilma Rousseff recebeu nesta sexta-feira (19),...

Igreja continuará satanizando direitos das mulheres? por Fátima Oliveira

O papa Francisco, num mesmo dia, 20 de setembro,...

O fascínio de Summerhill, uma escola democrática e instigante – Por: Fátima Oliveira

Criar filhos em uma sociedade cada vez mais individualista...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=