20 de novembro: Dia da consciência negra – Lays Regina

“Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra”. (Bob Marley)

Começo com essa frase do Bob Marley para falar da importância desse dia 20 de novembro como dia da consciência negra.

Procurar entender a importância desse dia nos remete a entender o que é consciência negra. Algumas definições o dicionário nos dá sobre consciência: “Percepção mais ou menos clara dos fenômenos que nos informam a respeito da nossa própria existência”. Logo entendemos que o dia da consciência negra, está ligado a existência. A vida que existe e que reconhece sua existência.

Penso que esse dia é importante não só para os negros reconhecerem ou tomarem “consciência” da sua identidade. Mas, para os não-negros, reconhecer e tomar consciência da existência do negro, como cidadão, digno de respeito, portador de direitos e deveres como qualquer outro cidadão. E que a cor da pele, não deve influenciar em nada no exercício de sua cidadania.

É até engraçado que no Brasil, onde a maior parte da população se declara negra (considerando pretos e pardos), seja preciso ter um dia específico para chamar atenção da população para consciência negra. Deve ter algo errado, que nos “obriga” a comemorar esse dia. Claro que historicamente tem todo um contexto à escolha desse dia, devido a luta da população negra por muitos anos, especialmente na pessoa de Zumbi dos palmares e tal. Mas, a sua essência está justamente em chamar atenção para inserção do negro na sociedade brasileira. Logo, podemos imaginar que ainda a população negra sofre desvantagem quando o assunto é o exercício da cidadania.

Claro que sim. Infelizmente esse problema das relações raciais no Brasil que influenciam na construção do ser social e no exercício da cidadania, está camuflado pelo mito da Democracia racial. Onde se acredita não haver desigualdade social devido à diferença étnico-racial. Quando na verdade, as estatísticas nos mostram o contrário. Como entender que a maioria da população é discriminada pela sua origem cultural? Como entender que o povo que ajudou a construir nosso país seja ainda discriminado por causa da cor da pele? Não é o Brasil um país de todos? Ao menos devia ser… O censo 2010 mostrou que ainda a desigualdade social está ainda associada a cor da pele. E isso precisa ser combatido com urgência!

Por isso a importância de no dia 20 de novembro se comemorar o dia da consciência negra. Para pensar sobre essas questões que permeiam nossa sociedade e faz dela menos igualitária. Para pensar sobre a “democracia racial” e torná-la realidade. Porque “enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra”.

Fonte: Lays Regina

+ sobre o tema

Maquiagem para pele negra de tonalidades diferentes

Muitas meninas negras e morenas reclamam das dificuldades e...

ANGLOA: Independência abriu portas para libertação de países africanos colonizados

A proclamação da independência da República de Angola,...

Árbitros cruzam os braços contra racismo

Durante partidas pelo Campeonato Gaúcho, árbitros cruzam os braços...

Pecado Capital – Paulinho da Viola

Pecado CapitalPaulinho da ViolaDe: Paulinho da Viola Dinheiro...

para lembrar

Heidi Klum e Seal podem estar se divorciando

Heidi Klum e Seal estão preenchendo os papeis de...

Projeto usa celular para mobilizar jovens quilombolas na Bahia

Redação Correio Nagô - Março de 2008. Um navio...

Por que precisamos provar que a música negra é negra?

O Jazz Bebop foi uma expressão intelectual e politizada,...

Diretora de Selma fará série de TV

A cineasta Ava DuVernay (“Selma – Uma Luta Pela...
spot_imgspot_img

Prêmio amplifica ações de educação e cultura negra nas periferias de SP; inscrições vão até 27 de setembro

Estão abertas até 27 de setembro as inscrições para o prêmio Afro de Nagô: Potências da Quebrada. Com foco em ações que promovem a cultura...

Erikah Badu fará show no Brasil em novembro

A cantora norte-americana Erykah Badu, uma das principais vozes do neo soul, está de volta ao Brasil. A artista confirmou um show exclusivo em São...

Documentário resgata pela oralidade história do movimento Black Rio

Nos anos 1970, o Grêmio de Rocha Miranda, na zona norte do Rio de Janeiro, foi palco de uma revolução cultural que reverbera até hoje...
-+=