21 de novembro Fejunes promove marcha contra o extermínio de jovens no Espirito Santo

O Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes) promove, no próximo dia 21 de novembro, a IV Marcha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra. O protesto acontece durante a Semana da Consciência Negra, que se inicia no domingo (20).

O Fejumes alerta que o Espírito Santo detém a segunda maior taxa de homicídios do país, com média de 50 assassinatos para cada grupo de 100 mil habitantes. As principais vítimas dessa violência são os jovens negros moradores das comunidades pobres.

Luiz Inácio, coordenador do Fejunes, acredita que a manutenção deste quadro está ligada à ausência de políticas públicas de prevenção. “Essa situação evidência a ausência de medidas que possam garantir novas perspectivas na vida da juventude. Precisamos de políticas efetivas voltadas a assegurar os nossos direitos”, sugere.

Segundo Luiz Inácio, a marcha pretende cobrar novamente do governo Casagrande a adoção de políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial e à juventude. “Já se passou quase um ano de Governo e até agora Casagrande não se manifestou sobre a Lei 7.723/04, que institui as políticas de promoção da igualdade racial no Espírito Santo. O movimento negro aguarda uma agenda com o governador desde o início do seu mandato”, cobra Luiz Inácio.

Em relação às políticas públicas de juventude, apesar do governador ter recebido pessoalmente dos movimentos juvenis uma pauta com diversas reivindicações durante o encerramento da Marcha Capixaba Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, ocorrida no último dia 30, em Vitória, até agora, segundo Luiz Inácio, não houve nenhum diálogo sobre as propostas.

“Conforme prometido pelo governador, estamos aguardando desde o dia 30 um contato para tratarmos das ações voltadas à juventude. Até o presente momento nenhum telefonema foi dado”, protesta.

Os movimentos propõem a criação de uma secretaria e de um conselho de juventude e a aprovação de um plano com diversas ações especificas para o segmento.

A concentração da marcha será a partir das 8 horas, no início da avenida Jerônimo Monteiro e o encerramento será em frente ao Palácio Anchieta, com um ato público.

Fonte: Século Diário

+ sobre o tema

Preto e dinheiro são palavras rivais???

Por Bruno Rico Do Afro21 Precisamos aprender a reconhecer algo histórico,...

“Para branco sempre tem espaço”, diz Vovô do Ilê sobre dívida do bloco afro

Bloco passa por momento complicado, com dívidas que chegam...

para lembrar

NEN – Estamos de luto, mas na luta.

Faleceu no dia de hoje VICENTE FRANCISCO DO ESPÍRITO...

Organizações denunciam ataque ruralista aos territórios quilombolas

  As organizações quilombolas e do movimento negro lançaram uma...
spot_imgspot_img

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...
-+=