24 anos após genocídio em Ruanda, racismo e discurso de ódio aumentam

800 mil pessoas foram assassinadas no país africano; Dia Internacional de Reflexão sobre o Genocídio de 1994 contra os Tutsi em Ruanda é marcado neste 7 de abril; secretário-geral António Guterres está muito preocupado também com o aumento da xenofobia ao redor do mundo.

Este sábado, 7 de abril, é o Dia Internacional de Reflexão sobre o Genocídio de 1994 contra os Tutsi em Ruanda, com a ONU lembrando que os Hutus também foram mortos.

Cerca de 800 mil pessoas foram assassinadas no massacre, que começou no dia 7 de abril e durou aproximadamente 100 dias.

Tragédia monumental

O secretário-geral da ONU explica ser uma data para “lembrar todas as pessoas assassinadas e refletir sobre o sofrimento dos sobreviventes, que mostraram que a reconciliação é possível mesmo depois de uma tragédia monumental”.

Na mensagem sobre o dia internacional, António Guterres afirma que “Ruanda aprendeu com a tragédia” e a comunidade internacional deveria fazer o mesmo, já que “os países têm a responsabilidade de proteger suas populações de genocídio, crimes de guerra e contra a humanidade e limpeza étnica”.

Para o chefe da ONU, é fundamental que exista união para “prevenir essas atrocidades”. Guterres também está muito preocupado com o “aumento, pelo mundo, do racismo, do discurso de ódio e da xenofobia”.

Rohingyas em Mianmar

Segundo ele, essas “manifestações de crueldade humana alimentam terreno para atos ainda mais malvados”. António Guterres lamenta que, atualmente, pessoas continuem sendo assassinadas, deslocadas e sofrendo abusos de direitos humanos por conta de sua fé ou etnia.

O chefe da ONU tem preocupação especial com os muçulmanos rohingya, de Mianmar, porque “integrantes desta minoria étnica e religiosa têm sido assassinados de forma sistemática, torturados, estuprados, queimados vivos e humilhados”. Por isso, mais de 671 mil rohingyas já buscaram refúgio de Bangladesh.

Coragem

Guterres também lembra que a ONU está comemorando os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e da Convenção sobre a Prevenção e Punição do Crime de Genocídio.

Mas para salvar pessoas em risco, o secretário-geral pede mais do que palavras. António Guterres quer “coragem para cuidar e decisão para agir”, única maneira, segundo ele, de honrar vítimas e sobreviventes do genocídio e garantir que o que aconteceu em Ruanda não se repita jamais.

+ sobre o tema

Depoimentos de Escravos Brasileiros

Em julho de 1982, o estudante de história Fernando...

Arqueólogos acham peças de engenho de 1580 em São Paulo

Descoberta ajuda a documento o início do ciclo da...

Juremir Machado da Silva: ‘muitos comemoram Revolução sem conhecer a história’

Samir Oliveira O jornalista e historiador Juremir Machado da Silva...

Fotografias definiram a visão que o Ocidente tem da África

Imagens de africanos começaram a circular pela Europa no...

para lembrar

‘Ela só queria nos humilhar’ conta estudantes africanos sobre racismo da polícia em Porto Alegre

Samir Oliveira Quando vieram ao Brasil em busca de aperfeiçoamento...

Medo do Ebola jogou 2 jovens africanos nas ruas de SP

Justiça negou acolhimento em abrigo e meninos foram colocados...

Curso Negro: Movimentos de libertação na África

De segunda-feira a sexta-feira  (18 a 22 de janeiro...

Sul-africana é a mulher mais flexível do mundo

Fonte: G1, e, São Paulo -   Desde...
spot_imgspot_img

Dia de Martin Luther King: 6 filmes para entender sua importância nos EUA

O dia de Martin Luther King Jr. é um feriado nacional nos Estados Unidos, celebrado toda terceira segunda-feira do mês de janeiro. Neste ano,...

Luiza Mahin: a mulher que virou mito da força negra feminina

Não há nenhum registro conhecido sobre Luiza Mahin, mulher que possivelmente viveu na primeira metade do século 19, que seja anterior a uma carta...

“Quarto de Despejo”, clássico de Carolina Maria de Jesus, vai ganhar filme

Vivendo de maneira independente, ela optou por não se casar, dedicou-se à costura, tocava violão e escrevia livros que ilustram como jovens negras, nascidas em favelas...
-+=