25 de julho a 3 de agosto – Escritores internacionais confirmam presença na Feira Literária Internacional do Tocantins

Feira Literária Internacional do Tocantins, trará para Palmas, escritores e artistas de renome internacional, como a escritora Léonora Miano, o escritor cubano Joel Franz Roseli, a peruana Carmem Ollé, o português Miguel Andresen de Sousa Tavares e a angolana Maria Celestina Fernandes. A FLIT será realizada em Palmas de 25 de julho a 3 de agosto, na Praça dos Girassóis.

Léonora Miano nasceu na costa de Camarões, reside na França, tem quatro romances publicados e premiados. Ela estará em Palmas, no dia 25, com a palestra “Afroeuropeus”, às 20h30.

Com oito anos, ela já escrevia poemas, quando resolveu levar seus escritos para uma editora, estava ciente que tinha estilo próprio, começou a escrever romances com 16 anos. O seu primeiro romance é “O interior da noite”, aclamado pela crítica e elogiado pelos leitores.

Dentre os prêmios que recebeu estão: o Prix Louis Guilloux, 2006; Award primeiro romance Montalembert de uma mulher em 2006. O livro ‘O interior da noite’ é também um dos 10 finalistas para o Prêmio 2006 de cinco continentes da Francofonia, entre outros.Léonora publicou também ‘Cortonos do dia vindouro’, Plon, 2006; ‘Como as estrelas fora’, Plon, 2008, ‘Soulfood Equatorial Robert Laffont,’, 2008; ‘Amanhece escarlate’, Plon, 2009 e ‘Blues for Elise’, Plon, 2010.

Maria Celestina – Angola – Maria Celestina Fernandes nasceu em Lubango, Angola, tem descendência quimbunda. Tem como experiência de vida, o testemunho do final da colonização portuguesa em Angola e presenciou a guerra civil contra os portugueses, com início em 1961 e durou até 11 de novembro de 1975.A escritora Maria Celestina venceu recentemente o Prêmio Literário Jardim do Livro Infantil, uma promoção do Instituto Nacional das Indústrias Culturas de Angola e foi nomeada pelo Conselho de Artes Sueco, para o prêmio Literário Sueco ‘Astrid Lindgren’, 2011.Maria Celestina é autora de ‘A borboleta cor de ouro’ 1990, ‘Kalimba’ e ‘Retalhos da vida’, ambas em 1992; ‘a árvore de Gingongos’, 1993; ‘Poemas 1995, ‘Meu canto’ e ‘Os panos brancos’, de 2004, entre outros.Ela é conhecida por uma linguagem com marcas de sua etnia, com texto híbrido, africanizado, onde contém a riqueza da cultura e estilos presentes em Angola.A escritora estará em Palmas, no dia 29 de julho, onde proferirá a palestra ‘Processo criativo e a árvore dos Gingongos’, às 18 horas.

Miguel Tavares – Portugal
O português Miguel Sousa Tavares é filho de advogado e jornalista Francisco Sousa Tavares e da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen, nasceu em Porto, Portugal.Tem uma obra diversificada, essencialmente marcada por crônicas e reportagens, publicou obras infantis. O romance ‘Equador’, foi um best-seller em Portugal durante 2004 e 2005. Miguel colabora atualmente com o jornal Expresso, com a estação de televisão TVI como comentarista e escreve semanalmente para o jornal ‘A bola’, onde tem uma coluna com o nome ‘Nortada’.O seu livro ‘Equador’ é transformado em série de TV, na qual o próprio autor atua como ator. Em 2007, Miguel publicou seu segundo romance ‘Rio das Flores’, que teve uma tiragem de 100 mil exemplares.Miguel estará na FLIT no dia 28 de julho, às 20h30, onde fará uma palestra.

Joel Franz Rossel – Cuba
O escritor cubano Joel Franz Rossel é bacharel em Literatura Hispânica, trabalhou como professor animador literário e jornalista. Atualmente reside em Paris e seus livros infantis têm sido publicados em Cuba, Brasil, Espanha, França, Argentina, México e Portugal.Joel teve seu trabalho premiado com vários prêmios internacionais e suas obras foram traduzidas para o francês, português, galego, basco, coreano e inglês.O escritor estará em Palmas, no dia 27 de julho, para apresentar a palestra ‘Eu é um outro – testemunho pessoal sobre a literatura infanto-juvenil francesa’, às 16 horas.

Fonte: Portal Stylo

+ sobre o tema

Países africanos querem financiamento dos BRICS nos seus projectos

Ministro das Relações Exteriores, George Chikoty, disse que com...

para lembrar

Dreadlocks: Estilo, Negritude e História reunidos em um penteado milenar

Para alguns ele é símbolo de resistência, enquanto outros...

Thierry Henry pode retornar ao Arsenal por 2 meses

O treinador do Arsenal, o francês Arsene Wenger, confirmou...

Anderson Silva tem vitória histórica contra Okami

O brasileiro Anderson Silva confirmou seu favoritismo e derrotou...

1,6 mil haitianos receberam visto para trabalhar e estudar no Brasil em 2011

O Ministério da Justiça (MJ) divulgou, nesta sexta-feira (6),...
spot_imgspot_img

Flávia Souza, titular do Fórum de Mulheres do Hip Hop, estreia na direção de espetáculo infantil antirracista 

Após mais de vinte anos de carreira, com diversos prêmios e monções no teatro, dança e música, a multiartista e ativista cultural, Flávia Souza estreia na...

Grávida, Iza conta que pretende ter filha via parto normal: ‘Vai acontecer na hora dela’

Iza tem experienciado e aproveitado todas as emoções como mamãe de primeira viagem. No segundo trimestre da gestação de Nala, fruto da relação com Yuri Lima, a...

Tony Tornado relembra a genialidade (e o gênio difícil) do amigo Tim Maia, homenageado pelo Prêmio da Música Brasileira

Na ausência do homenageado Tim Maia (1942-1998), ninguém melhor para representá-lo na festa do Prêmio da Música Brasileira — cuja edição 2024 acontece nesta quarta-feira (12),...
-+=