27/07-Autora angolana vem ao Brasil lançar obra infantil ‘A árvore dos gingongos’

‘A árvore dos gingongos’, de Maria Celestina Fernandes, da Editora DCL, é um conto que apresenta os costumes da África para crianças

A autora angolana Maria Celestina Fernandes chega a São Paulo na próxima quarta-feira (27), para divulgar sua obra escrita para crianças ‘A árvore dos gingongos’, lançada no Brasil pela Editora DCL. Maria Celestina também aproveita a visita para falar sobre a literatura africana.

“A árvore dos gingongos” é um conto infantil que compartilha com os pequenos leitores, aspectos da cultura africana, além de refletir sobre o egoísmo. Da união de um casal, nascem nove filhos, os mais novos, os caçulas, um casal de gêmeos. Especiais que são na cultura africana, os gêmeos são festejados e crescem com mimos de todos os lados. Eles têm todos os desejos atendidos e ganham uma árvore, que começa a dar belos e gostosos frutos que eles não querem dividir com ninguém.

Maria Celestina tem uma irmã gêmea e essa foi a inspiração para a obra. “Os gêmeos são vistos como sobrenaturais, com poderes para o bem e para o mal e, por isso, são venerados e temidos nas famílias que têm a felicidade de recebê-los. Foram esses aspectos que quis partilhar, de forma fantasiada, não só com os mais novos da minha terra, mas também com outras crianças de culturas diferentes”, explica a autora.

A escritora usa em seu livro uma linguagem próxima da oralidade, o que cativa crianças e adultos. A narração mostra a vivência das pessoas de Luanda, das crianças, os hábitos e alimentos tradicionais. Prosas e poesias estão presentes nas obras de Maria Celestina: “Gosto de levar até às crianças o prazer da leitura, através de uma infinidade de temas escritos de forma singela e lúdica. Também procuro chegar aos fatos mais duros de uma forma leve e otimista, sem causar constrangimento e desilusão”, comenta Celestina.

“A árvore dos gingongos” faz parte da coleção Histórias de Além Mar, que tem como ideia central publicar histórias de países de língua portuguesa, mostrando a influência deles na cultura brasileira e vice-versa.

Angolana Maria-CelestinaGA autora

Maria Celestina Fernandes nasceu no Lubango, em setembro de 1945, e tem descendência quimbunda. Foi para Luanda com os pais ainda criança; nesta cidade cresceu e completou os estudos secundário e superior. Viveu, portanto, o final do tempo da colonização portuguesa em Angola. Presenciou toda a guerra contra os portugueses colonizadores, que teve início em 1961 e durou até a independência proclamada em 11 de novembro de 1975.

A escritora cursou Assistência Social e é licenciada em Direito. Trabalha como consultora jurídica de instituições bancárias e é membro da União de Escritores Angolanos, sendo uma escritora principalmente dedicada à literatura para crianças.

Fonte: RAC

+ sobre o tema

Cuti – Padê Poema 30: Mamice

  Padê Poema 30 Mamice sou daquelesque cobram...

Júlio Silva prepara sua aposentadoria jogando torneio de veteranos

Júlio Silva, tenista que está no circuito profissional...

Padê Poema 41 – Cuti

    Saiba Mais: Padê poema 40 -...

Padê Poema 44 – Cuti

  Leia Também: Padê poema 40 - Cuti  Padê Poema 41...

para lembrar

Cotas raciais na Copa

Brasil Confidencial No dia 3 de outubro, Salvador...

Minotauro e ‘Spider’ Anderson Silva passeiam juntos por Porto Alegre

Amigos de longa data, os lutadores Rodrigo Minotauro e...

Esposa de Bruno Cortês revela planos para chegada de um ‘Cortesinho’ no ano que vem

Esposa revela planos para chegada de um 'Cortesinho' no...

Encontrada no Peru escultura de Aleijadinho

Obra é a 1ª do artista achada fora do...
spot_imgspot_img

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga caiu no chão, eu levantei ela pelo cabelo. Depois a gente riu e depois a...

Em autobiografia, Martinho da Vila relata histórias de vida e de música

"Martinho da Vila" é o título do livro autobiográfico de um dos mais versáteis artistas da cultura popular brasileira. Sambista, cantor, compositor, contador de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...
-+=