27/07-Autora angolana vem ao Brasil lançar obra infantil ‘A árvore dos gingongos’

‘A árvore dos gingongos’, de Maria Celestina Fernandes, da Editora DCL, é um conto que apresenta os costumes da África para crianças

A autora angolana Maria Celestina Fernandes chega a São Paulo na próxima quarta-feira (27), para divulgar sua obra escrita para crianças ‘A árvore dos gingongos’, lançada no Brasil pela Editora DCL. Maria Celestina também aproveita a visita para falar sobre a literatura africana.

“A árvore dos gingongos” é um conto infantil que compartilha com os pequenos leitores, aspectos da cultura africana, além de refletir sobre o egoísmo. Da união de um casal, nascem nove filhos, os mais novos, os caçulas, um casal de gêmeos. Especiais que são na cultura africana, os gêmeos são festejados e crescem com mimos de todos os lados. Eles têm todos os desejos atendidos e ganham uma árvore, que começa a dar belos e gostosos frutos que eles não querem dividir com ninguém.

Maria Celestina tem uma irmã gêmea e essa foi a inspiração para a obra. “Os gêmeos são vistos como sobrenaturais, com poderes para o bem e para o mal e, por isso, são venerados e temidos nas famílias que têm a felicidade de recebê-los. Foram esses aspectos que quis partilhar, de forma fantasiada, não só com os mais novos da minha terra, mas também com outras crianças de culturas diferentes”, explica a autora.

A escritora usa em seu livro uma linguagem próxima da oralidade, o que cativa crianças e adultos. A narração mostra a vivência das pessoas de Luanda, das crianças, os hábitos e alimentos tradicionais. Prosas e poesias estão presentes nas obras de Maria Celestina: “Gosto de levar até às crianças o prazer da leitura, através de uma infinidade de temas escritos de forma singela e lúdica. Também procuro chegar aos fatos mais duros de uma forma leve e otimista, sem causar constrangimento e desilusão”, comenta Celestina.

“A árvore dos gingongos” faz parte da coleção Histórias de Além Mar, que tem como ideia central publicar histórias de países de língua portuguesa, mostrando a influência deles na cultura brasileira e vice-versa.

Angolana Maria-CelestinaGA autora

Maria Celestina Fernandes nasceu no Lubango, em setembro de 1945, e tem descendência quimbunda. Foi para Luanda com os pais ainda criança; nesta cidade cresceu e completou os estudos secundário e superior. Viveu, portanto, o final do tempo da colonização portuguesa em Angola. Presenciou toda a guerra contra os portugueses colonizadores, que teve início em 1961 e durou até a independência proclamada em 11 de novembro de 1975.

A escritora cursou Assistência Social e é licenciada em Direito. Trabalha como consultora jurídica de instituições bancárias e é membro da União de Escritores Angolanos, sendo uma escritora principalmente dedicada à literatura para crianças.

Fonte: RAC

+ sobre o tema

Morre Bebo Valdés, uma das lendas da música cubana

Bebo Valdés, uma das maiores figuras da música...

Iza faz pocket show online para apresentar novo single ‘Gueto’

Iza prepara um pocket show online na quinta (3)...

Mestre dos Atabaques – Ao Saudoso Mestre Erenilton da Casa de Oxumaré

Quando criança avistava o som dos atabaques E aquele som...

Pedra Preciosa

"Acho que 90% das entrevistas me perguntam: por que...

para lembrar

Dona Ivone Lara

Yvonne Lara da Costa, (Rio de Janeiro, 13 de...

Ministra Dilma Roussef chega em Salvador para participar do carnaval

  A ministra Dilma Roussef, chegou à saída do bloco...

Livro: Negritude, Poderes e Heroísmos

Qual seria a necessidade de discutir sobre “Negritudes, Poderes...

Cantora americana morre após cortar o pescoço em taça quebrada

Charmayne Maxwell fez sucesso na década de 90 com...
spot_imgspot_img

Jay-Z acompanha final da Champions em Londres e prestigia Vini Jr.

O rapper e empresário Jay-Z está em Londres neste sábado (1º/6) para acompanhar a final da Liga dos Campeões da Europa, decida por Real...

Jornais da Europa repercutem título do Real Madrid e enaltecem Vini Jr.

Não poderia ser diferente. O Real Madrid estampa a capa dos principais jornais esportivos da Europa, após a conquista da 15ª Champions League do clube. E Vinicius Junior...

Nota de pesar: Flávio Jorge

Acabamos de receber a triste notícia do falecimento do nosso amigo e companheiro de militância Flávio Jorge, o Flavinho, uma das mais importantes lideranças...
-+=