25 de julho Dia da Mulher Negra da América Latina e do Caribe

Saiba sobre a programação com a coordenadora do evento, Bruna Pereira

Da EBC

Segunda-feira (25) é o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. A data é uma oportunidade para dar visibilidade à luta das mulheres negras para além da desigualdade de gênero. Do dia 25 a 31 de julho, acontece no Museu Nacional, na Esplanada dos Ministérios, e no Cine Brasília, a 9ª edição do Festival Latinidades. O evento se consolidou como o maior festival de mulheres negras da América Latina, promovendo sob a temática afro diálogos e intercâmbio cultural entre estados brasileiros e outros países.

A nona edição tem como tema a comunicação, incitando olhares sobre o marketing, o jornalismo e as redes sociais. O evento ressalta a importância do fortalecimento das mídias negras, da produção intelectual de negras e negros em torno da produção de conteúdos. A partir deste tema, o Festival Latinidades destacará ainda o protagonismo de mulheres negras na comunicação.

Todos os anos, o Latinidades oferece música, dança, teatro, literatura, formação, capacitação, empreendedorismo, ações ambientais, responsabilidade social, economia criativa, comunicação e reflexão. A programação desta edição traz mesas de debates, oficinas, shows, mais de 15 lançamentos literários, batalha de poesia, feira, shows, exibição de filmes, entre outras ações.

Confira no player acima a conversa com a coordenadora, Bruna Pereira, que conta mais sobre a programação do Latinidades. Entre os convidados participantes nas mesas e debates estão intelectuais, jornalistas, produtores culturais, como Luciana Barreto (Repórter Brasil Tarde/TV Brasil), Valéria Almeida (Globo Repórter /TV Globo), Maíra Azevedo (Jornal A Tarde – BA), Hendi Pontiac (África do Sul), Djamila Ribeiro (Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo), Sueli Carneiro (Geledés Instituto da Mulher Negra), Eliane Dias (Boogie Naipe/Racionais MC’s), Jean Yves Bassangna (Camarões), Monique Evelle (Desabafo Social), entre outros nomes.

SERVIÇO
Festival Latinidades – 9ª edição
Dias: 25 a 31 de julho de 2016 (segunda-feira a domingo)
Local: Cine Brasília (25/7, 19h) – EQS 106/107 – Asa Sul, Brasília/DF
Museu Nacional – SCTS 2 – SHCS, Esplanada dos Ministérios, Brasília/DF
Entrada gratuita
http://www.afrolatinas.com.br/

Os domingos começam com muita informação e debates sobre sustentabilidade nas Rádios EBC. É o Natureza Viva, que, a partir da Nacional da Amazônia abre espaço nas ondas sonoras das rádios Nacional de Brasília, Nacional do Rio de Janeiro, Nacional do Alto Solimões e MEC AM Rio para discussões entre lideranças rurais da Amazônia, como ribeirinhos, pescadores, seringueiros, quebradeiras de coco babaçu, trabalhadores extrativistas, indígenas, associação de jovens e de mulheres, além de dicas para preservação do meio ambiente. Conheça um pouco mais sobre os biomas brasileiros nesta grande rede, todo domingo, às 08h – e no horário local da Nacional do Alto Solimões às 06h. A apresentação é de Mara Régia.

+ sobre o tema

Morre João W. Nery, escritor trans pioneiro no Brasil, aos 68 anos

O psicólogo e escritor carioca lutava contra um câncer...

Marchamos porque sabemos que as transformações não virão como presentes

Somos 25% da população brasileira. Somos 202 milhões de...

Executiva do Facebook critica condição de trabalho das mulheres

Sheryl Sandberg, COO (Chief Operations Officer, ou chefe de...

Não há justificativas para que homossexuais sejam impedidos de doar sangue

Quanto vale a vida humana? Depende. Para o Estado...

para lembrar

spot_imgspot_img

Sueli Carneiro analisa as raízes do racismo estrutural em aula aberta na FEA-USP

Na tarde da última quarta-feira (18), a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) foi palco de uma...

O combate ao racismo e o papel das mulheres negras

No dia 21 de março de 1960, cerca de 20 mil pessoas negras se encontraram no bairro de Sharpeville, em Joanesburgo, África do Sul,...

Ativistas do mundo participam do Lançamento do Comitê Global da Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver

As mulheres negras do Brasil estão se organizando e fortalecendo alianças internacionais para a realização da Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem...
-+=