45% das mulheres já tiveram o corpo tocado sem consentimento, diz pesquisa

Enviado por / FonteUniversa, por Hysa Conrado

Uma pesquisa realizada pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica) em parceria com o Instituto Patrícia Galvão, divulgada nesta segunda-feira (12), mostrou que 45% das mulheres já tiveram o corpo tocado sem consentimento em local público. Em contrapartida, apenas 5% dos homens entrevistados assumiram ter cometido este tipo de assédio.

O levantamento faz parte da pesquisa “Percepções sobre controle, assédio e violência doméstica: vivências e práticas”, que ouviu 1.200 pessoas de todo o país, sendo 800 homens e 400 mulheres, com 16 anos ou mais.

Os dados revelam, ainda, que 32% das mulheres afirmaram ter passado por alguma situação de importunação ou assédio sexual no transporte público, sendo que 31% declaram já ter sofrido tentativa ou abuso sexual.

A violência também chegou para aquelas que disseram “não” a uma pessoa que mostrou interesse nelas, e 41% disseram ter sido xingadas ou agredidas nestes casos.

Percepção sobre a Lei Maria da Penha

Para 49% dos homens com mais de 60 anos, a Lei Maria da Penha “interfere em uma questão particular que só diz respeito ao casal”. Neste mesmo grupo, 38% consideram que a lei prejudica homens que não são criminosos e a classificaram como “rigorosa demais”.

Outro recorte da pesquisa mostrou que 16% dos moradores de municípios com até 50 mil habitantes consideram que agredir a parceira “pode ser errado”, mas que não deveria ser crime e acreditam que a lei deve ser anulada.

Apesar de reconhecerem a atuação da lei, 89% admitem que os agressores sabem que isso é crime, mas não acreditam que sofrerão algum tipo de punição legal. No geral, 76% dos entrevistados acreditam que a violência contra a mulher é tratada como um assunto pouco importante pela polícia e a Justiça do país.

+ sobre o tema

Os mistérios da menopausa que a ciência ainda não conseguiu resolver

A ciência ainda não tem respostas para algumas questões...

Por um feminismo para os 99%

A partir de segunda-feira próxima (08/03) até o dia...

As feministas não precisam ser perfeitas

Algumas feministas se digladiam por causa de suas divergências....

Casos Samuel e Saul Klein: violência de gênero também se aprende em casa

Advogando pela busca dos direitos humanos das mulheres há...

para lembrar

Duas barreiras que afastam as mulheres da ciência

Elas recebem menos convites para avaliar o trabalho de...

“Sigam as elefantas: mulheres em tempos de pandemia”

Na selva africana, os caminhos para evitar caçadores e...

Dia das mães, 2021

A estrutura que me cerca odeia as mães, assim...
spot_imgspot_img

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...

Mulheres vítimas de violência no Rio têm novo canal de apoio e atendimento

As mulheres que vivem no município do Rio de Janeiro contam com uma nova ferramenta para acolhimento, acompanhamento e encaminhamento de casos de violação...

Dona Cleone marcou a história dos movimentos sociais

Dona Cleone Santos marcou seu nome na história dos movimentos sociais do Brasil. Foi sindicalista, lutou junto ao movimento de moradia e, em parte...
-+=