85% dos brasileiros acreditam que marcas devem abordar diversidade

Pesquisa da Samsung mostrou que brasileiros estão preocupados com questões como racismo e igualdade de gênero

Por  Guilherme Dearo, do Exame 

Diversidade: 85% dos brasileiros acreditam que tema é importante e deve ser abordado pelas marcas (Foto: Rawpixel.com / Shutterstock.com)

São Paulo – Os consumidores preferem marcas que fogem da polêmica ou marcas que se posicionam politicamente e abordam questões atuais como diversidade e igualdade? De acordo com uma nova pesquisa da marca de eletrônicos Samsung, os brasileiros preferem marcas que não ignoram a diversidade em suas estratégias de marketing.

Em parceria com o Bridge Research, a pesquisa da Samsung Brasil descobriu que 85% dos brasileiros acreditam ser importante que marcas abordem a diversidade em sua comunicação. A pesquisa ouviu homens e mulheres de 18 a 60 anos.

Mais de 80% disseram que uma comunicação com diversidade mostra que a marca respeita as pessoas e suas diferenças. Para 67%, tratar desse tema no marketing ajuda a romper com barreiras e preconceitos.

Além de acharem o tema relevante, os brasileiros sabem que o caminho é árduo: 73% dos entrevistados responderam que a diversidade não é respeitada no País.

Os segmentos mais lembrados pelos consumidores, dentro do tema diversidade, foram questões raciais; comunicação inclusiva para surdos e cegos; e comunicação sobre igualdade de gênero e feminismo.

Exemplos

Recentemente, uma campanha da fabricante de lâminas de barbear Gillette, ao falar de feminismo, atraiu a ira de um grupo de homens que não gostaram do teor do comercial. Apesar das críticas e do movimento organizado para dar “não gostei” no vídeo no YouTube, a marca afirmou ter ficado satisfeita com a campanha e reforçou sua posição sobre o tema.

Outros casos recentes de marcas que abordaram questões como diversidade e igualdade em suas campanhas e atraíram elogios incluem a campanha “Like a Girl”, da marca de higiene pessoal Always, e uma campanha da própria Samsung, “Tech Girls”, uma série de vídeos contando histórias inspiradoras de mulheres no mundo da tecnologia. Já a marca de cosméticos O Boticário trouxe, em comerciais recentes, desde uma família negra no Dia dos Pais até casais heterossexuais e gays em uma campanha de Dia dos Namorados.

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Campanha Justiça por Miguel recebe apoio de artistas

Nesta quarta-feira (2), artistas, militantes, ativistas, advogados e familiares...

Pandemia de violência – Por: LULA MIRANDA

  Já tratei desse tema da violência aqui. Esse é...

Vox/Band/iG: Dilma cai de 56% para 54%

Candidata petista varia para baixo pela primeira vez dentro...

para lembrar

Benedita da Silva é barrada em evento religioso no Rio

Fonte: Terra A secretária de Assistência Social e Direitos...

Apatia social: ninguém fez nada enquanto o ambulante Ruas era massacrado no metrô.

As cenas do massacre do ambulante Luiz Carlos Ruas...

Yoshiaki Nakano: Livrar o Brasil da mentalidade colonial

Luiz Antonio Cintra Yoshiaki Nakano não está preocupado com...

Brancos foram pedra no sapato de Obama, diz escritora; leia trecho

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama recebeu o...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

USP oferece mais de 4 mil vagas em cursos gratuitos para público 60+

O programa USP 60+ completa 30 anos de sua criação e está com as inscrições abertas para o primeiro semestre de 2024. A abertura de vagas se...

É preciso sair da superfície

Há no Brasil um movimento pró-inclusão de bolsistas negros em universidades e escolas particulares de alto padrão. Na esfera pública, semana passada foi sancionada lei que...
-+=