Cantor Cauby Peixoto morre aos 85 anos em São Paulo

Enviado por / FonteDo Terra

Um dos maiores cantores da música brasileira, Cauby Peixoto morreu na noite desse domingo (15), aos 85 anos, em São Paulo. Ele estava internado desde o dia 9 de maio no Hospital Sancta Maggiore, no Itaim Bibi, na zona sul de São Paulo. O velório acontece na Assembleia Legislativa de São Paulo, próximo ao parque Ibirapuera. O enterro deve ocorrer às 17h, no cemitério Congonhas, em São Paulo.

Segundo o fã clube do artista, ele morreu por volta da meia-noite de ontem. O hospital informou que o cantor teve um quadro de pneumonia.

Cauby Peixoto e Ângela Maria durante emocionante show no Theatro Municipal de São Paulo em 2012
(Foto: Ricardo Matsukawa / Terra)

Cauby Peixoto Barros nasceu em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, em 10 fevereiro de 1931. Cresceu numa família de artistas. Trabalhou no comércio até começar a participar de programas de calouros no rádio, no fim da década de 40.

 

No início da década de 1950, ele se apresentou em programas de talentos como a Hora dos Comerciários, na Rádio Tupi. Gravou o primeiro disco pelo selo Carnaval em 1951 com o samba Saia branca, de Geraldo Medeiros e a marcha Ai, que carestia!, de Victor Simon e Liz Monteiro.

Em 1952, transferiu-se para São Paulo, onde cantou nos bares Oásis e Arpége, além de se apresentar na Rádio Excelsior. Não demorou muito para Cauby se transformar em ídolo do rádio. Entrou para o elenco da Rádio Nacional e dois anos depois já era o cantor mais famoso do rádio, passando a ser perseguido pelas fãs em qualquer lugar onde estivesse.

cauby-peixoto-zeca-pagodinho-jose-mauricio-machline-theatro-municipal-rio-august-11-2010-budamendes-getty
Cauby Peixoto, Zeca Pagodinho e Jose Mauricio Machline no Theatro Municipal do Rio durante o VMB em 11 de agosto de 2010. (Foto: Buda Mendes / Getty Images)

O cantor gravou inúmeros álbuns e angariou milhões de fãs pelo Brasil durante a sua longa carreira na música, tendo feito digressões pelo exterior, nomeadamente nos Estados Unidos.

Em 65 anos de carreira, teve grande sucesso com músicas como Blue Gardenia, Conceição, Mil Mulheres, Bastidores, New York, New York e Nada Além.

Cauby Peixoto estava em turnê pelo Brasil com a cantora Angela Maria. Os espetáculos comemoravam os 60 anos da carreira dos dois artistas. No repertório, sucessos como Vida da bailarina, Cinderela, Gente humilde, Bastidores, Babalu e Conceição.

+ sobre o tema

Narrativas afro-ameríndias ganham vida no Cantinho da Leitura

Que tal conhecer enredos afro-ameríndios? Pois é essa a...

Lei do Ventre Livre

A Lei do Ventre Livre determinava que os filhos...

Curso Negro: Movimentos de libertação na África

De segunda-feira a sexta-feira  (18 a 22 de janeiro...

‘Mercedes’ irá homenagear primeira bailarina negra do Teatro Municipal

Mercedes é uma grande referência internacional da dança afro-brasileira. ‘Mercedes’...

para lembrar

Militares e moradores do Quilombo Rio dos Macacos entram em conflito

Cerca de 60 militares invadiram o local para impedir...

EUA: rappers viram professores e Lady Gaga é objeto de estudo

Os estudantes começam a voltar às aulas nos Estados...

Anderson Silva revela lesão no joelho, mas acredita em recuperação

Campeão dos médios diz que se machucou durante o...

Comité para la Eliminación de la Discriminación Racial

Debate temático en el contexto del año internacional de...
spot_imgspot_img

Festival Feira Preta tem shows de Luedji Luna, Tasha & Tracie e Marcelo D2 a partir de sexta no Parque Ibirapuera, em SP

Mais uma edição do Festival Feira Preta, um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, vai ser realizado a partir desta sexta-feira...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...
-+=