‘Ainda faltam papéis para a mulher negra’ , diz Ruth de Souza

Filmes da atriz estão em cartaz em mostra no CCBB, no Rio

Por Fabiano Ristow Do O Globo

Em cartaz no Central Cultural Banco do Brasil até a próxima segunda-feira, a mostra Pérola Negra: Ruth de Souza traz a filmografia da artista carioca, hoje com 95 anos. Primeira atriz negra a encenar um espetáculo no Teatro Municipal (“O imperador Jones,” de 1945) e a protagonizar uma novela (“A cabana de Pai Tomás”, de 1969), Ruth ficou consagrada no cinema por trabalhos em longas como “O assalto ao trem pagador” (1962), de Roberto Farias, e “Sinhá Moça” (1955), de Tom Payne e Oswaldo Sampaio. Ela diz, nesta entrevista, que é uma alegria ter o trabalho reconhecido e conta quais foram os papéis que mais a marcaram.

A senhora foi pioneira em diversas áreas, e muitos atores te creditam pelo que conquistaram. Como encara esse reconhecimento?

É uma alegria imensa ter o trabalho reconhecido. As pessoas dizem que abri portas, mas nunca parei para pensar sobre o assunto. Trabalhei muito nesses 70 anos de carreira. Nunca parei, o que é algo difícil para qualquer ator no mundo, ainda mais para um ator negro.

Além de talento, o que acha que foi essencial para seu sucesso?

Acho que as pessoas foram generosas comigo. Fiz teatro e cinema. Quando acabava um contrato, já surgia um outro convite e eu recomeçava a trabalhar no dia seguinte. Repito: nunca fiquei parada. E isso porque, antigamente, a cor da pele era uma característica muito marcante. Hoje, graças a Deus, a situação melhorou.

Como vê a representação da mulher negra no cinema?

Ainda faltam bons papéis para a mulher negra, mas é difícil explicar de quem é a culpa. Pode ter muitas origens.

Dos papéis que fez no cinema, qual foi o mais marcante?

Com certeza, o de “Sinhá Moça”. Concorri ao Leão de Ouro, no Festival de Veneza, e a repercussão foi muito grande. Mas também tenho um carinho especial por “O assalto ao trem pagador” e “Filhas do vento” (2004, de Joel Zito Araújo).

A senhora começou no teatro e se consolidou no cinema.

Temos histórias maravilhosas no Brasil que podem ser contadas ao mundo através do cinema. Fiz 20 e tantos filmes e gostaria de fazer muito mais. Mas, no fim do dia, cinema, televisão e teatro são iguais para mim. A única coisa que realmente importa é a qualidade do papel que você interpreta. A mídia, nesse sentido, não tem relevância.

+ sobre o tema

Travesti foi assassinada por incentivar mulher a denunciar o marido

A Polícia Civil já identificou o homem que matou...

Trabalho por conta própria com CNPJ cresce 36% entre mulheres pretas e pardas

Em um intervalo de dois anos, o trabalho por conta...

Margareth Rago: “O feminismo está na moda. Virou pop”

A historiadora da Unicamp diz que a luta feminina...

para lembrar

Bruxas modernas. Mulheres de poder, precursoras do feminismo

Herdeiras das tradições matriarcais dos tempos em que a...

Juiz baiano se casa com noivo após 12 anos juntos

O juiz baiano Mário Soares Caymmi Gomes protagonizará no...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=