O machismo me cerca

O machismo me cerca. O machismo está em mim. O machismo já estava antes de mim. Cresci no machismo. Meu pai cresceu no machismo. A luta contra o machismo é um fato.

Por Carlos de Medeiros, para Mamapress

Falar mal do feminismo me desinteressa. Observo o machismo à minha volta. Onde o homem masculino pode avançar o machismo vai e nos reduz, homens, a 3 tipos:

O mimado, o folgado e o violento.

O mimado é o coitadinho. O folgado quer a energia do outro. O violento quer a posse do outro. Mas o tempo me deu uma safanada no rosto e me mostrou ainda o colecionista e o iludido. O colecionista é o que monta sua vida na construção de um currículo interno de troféus.

Troféu é uma parada bem machista. O iludido todos estes são, mas existe um iludido peculiar. A criatura montada a partir da ideologia machista (machismo é uma ideologia). O iludido é aquele que forma uma autoimagem de inatingível, intocável, imperturbável, inchorável.

Então machismo tem a ver com ego; egoísmo.

Grupos de machistas unidos são grupos de iludidos reunidos, grupos de egos reunidos. A relação não é de irmãos. Sinto muito, membros da gangue. Corruptos são essencialmente machistas – mesmo que sejam mulheres.

A questão de estar no grupo vai muito mais pelo benefício pessoal (egóico) que aquele grupo lhe trará do que o benefício do grupo. Os que falharem serão punidos ou sofrerão algum tipo de humilhação pública.

Machismo é um troço sério. Das piadas do Danilo Gentilli, ao topetismo do Trump, passando pela latrina discursiva do Bolsonaro são a mesma matriz com os mesmos resultados.

Querer mais prisão e menos educação libertária é machista. Querer mais produção e menos investimento social é machista.

No corpo do ser humano machista existem dois corpos. Um corpo que quer nascer e adia seu nascer e portanto nunca amadurece e outro corpo que é quase uma incorporação, uma espécie de obsessor. Que ordena aos músculos e nervos como devem agir e contribui para que seu amadurecimento nunca ocorra; contribui ainda para impedir o amadurecimento nos outros corpos à sua volta – qualquer corpo.

Similar ao viciado que quer companhia no vício, o machista quer companhia no machismo e por isso funciona melhor em grupo, digo, em gangue, bando ou quadrilha.

Daí que o machista também é racista, que também é fascista, que também é militarista, que também é belicista, que também é intervencionista que também é fundamentalista, que também é sozinho, mimado, violento, frustrado, colecionista, folgado e… egoísta.

O machista é triste.

+ sobre o tema

Ministras pedem no Senado ampliação dos direitos das mulheres

As ministras que participaram de audiência pública nesta terça-feira...

Gwendolyn é amor

É preciso falar de amor, agora que o Dia...

STF derruba decisão de juiz que permitia prática da ‘cura gay’

Decisão da ministra Cármem Lúcia valida resolução do Conselho...

Mãe Stella de Oxóssi morre aos 93 anos na Bahia

Morreu na tarde desta quinta-feira (27) a ialorixá Mãe...

para lembrar

Lágrimas de homem abalam o machismo no futebol. E o racismo? Voa impávido em céu de brigadeiro

As lágrimas dos jogadores brasileiros pressionados pelo terror de...

O que são Direitos Reprodutivos?

Considerando a historicidade dos direitos, recente é a emergência...

Lançamento do PLP 2.0 – aplicativo de combate a violência contra mulher – dia 17 em Porto Alegre

Nesta quinta-feira dia 17 de dezembro, acontece o lançamento...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=