Wania Sant’Anna, Joel Rufino dos Santos, Marcelo Paixão e Elza Soares falam da Lei Afonso Arinos

A primeira lei contra a discriminação racial no Brasil foi aprovada em 1951, por iniciativa do jurista e Deputado Federal Afonso Arinos de Melo Franco.

Ela ficou conhecida com Lei Afonso Arinos, uma justa homenagem a seu relator, e foi proposta depois de um incidente, em São Paulo, envolvendo bailarina norte-americana, Katherine Dunhan, impedida de se hospedar num hotel luxuoso por ser negra.

Mas essa lei, apesar de defender a igualdade de tratamento e direitos independente da diferença da cor da pele, não considerava o racismo como crime. Apenas caracterizava como contravenção penal qualquer prática de preconceito, ficando o infrator sujeito a penas muito brandas, como o pagamento de multas, mas não de prisão.

Talvez por isso, em seus trinta e oito anos de existência, a Lei Afonso Arinos, não tenha tido a eficacia desejada. E precisou ser aperfeiçoada durante a Assembleia Constituinte de 1988. Mas assim mesmo, a Lei Afonso Arinos foi um marco importante na luta pelos direitos civis no Brasil.

Participam deste programa os historiadores Wania Sant’Anna, Joel Rufino dos Santos, o economista Marcelo Paixão e a cantora Elza Soares.

Apresentado por Ancelmo Gois e Vera Barroso, De Lá Pra Cá vai ao ar todo domingo às 18h, na TV BRASIL. Reprise: sextas-feiras, às 20h30.

 

 

 

 

 

+ sobre o tema

Gil é chamado de macaco em redes sociais após polêmica com Pato

O zagueiro Gil, do Corinthians, foi alvo de injúria...

Mulheres amazonenses realizam ato após 15º feminicídio este ano

Ato simbólico reuniu diversas entidades no velório da vítima,...

Ator mineiro é vítima de racismo em Blumenau, Santa Catarina

  Ator, DJ e Designer, Alexandre de Sena, que faz...

‘Vergonha, lamentável’: imprensa internacional repercute racismo em jogo do Brasil

Por mais que a seleção brasileira tenha dado mais...

para lembrar

COTAS: LUIZ ALBERTO REBATE ACM NETO

Fonte: Bahia Notícias -   O deputado...

Arquivada ADI no STF contra cotas para negros. Vitória!

Caros amigos e amigas Foi publicada no dia, 21.03.2012,...

O crime pede respeito

São numerosos os dados sobre pessoas com antecedentes criminais...
spot_imgspot_img

Número de pessoas mortas pela PM paulista cresceu 138% no 1º trimestre

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo mostram que o número de pessoas mortas por policiais militares em serviço no...

Livro continua a ser o melhor investimento de uma pessoa

Em janeiro de 2017, o mundo já era bastante confuso e acelerado. Mal sabíamos o que o futuro nos reservava. Parece até que estou falando...

Seu antirracismo é de fachada?

"Eu não tive a intenção, agora entendo que minhas atitudes são consequências do racismo estrutural." Não foram exatamente essas as palavras que uma cantora branca de sucesso...
-+=