Viola Davis é a 1ª mulher negra a ganhar Oscar, Emmy e Tony de atuação

Ao subir no palco da 89ª edição do Oscar para receber o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante, Viola Davis também fez história. Neste domingo (26), ela passou a integrar um dos mais prestigiados “clube” de atores e atrizes do mundo.

Com a vitória por seu papel em Um Limite Entre Nós, de Denzel Washington, a atriz se tornou a 23ª atriz a completar a chamada Tríplice Coroa de Atuação (em inglês, Triple Crown of Acting), termo usado para descrever atores que foram premiados nos três diferentes veículos: cinema, teatro e TV, respectivamente com o Oscar, Tony e Emmy.

Viola é a primeira mulher negra a completar a Tríplice.

Antes de Um Limite Entre Nós, Davis havia ganhado um Emmy em 2015 de Melhor Atriz em Série de Drama por seu trabalho em How to Get Away with Murder e dois prêmios Tony, o primeiro em 2001 por seu trabalho em King Hedley II e depois em 2010 por sua atuação na versão da Broadway de Um Limite Entre Nós (Fences).

Com tal feito, ela se junta ao seleto grupo que reúne grandes astros e estrelas como Jessica Lange, Helen Mirren, Al Pacino e Ingrid Bergman.

E não pense que completar a tríplice é algo fácil. Meryl Streep, por exemplo, ainda não recebeu os três prêmios em sua carreira.

Vale lembrar que a artista negra que mais perto chegou de entrar para o seleto grupo de estrelas premiadas foi Whoopi Goldberg. Ela também completou a tríplice, mas o Tony foi entregue pelo seu trabalho de produção em Thoroughly Modern Millie, e não por seu trabalho como atriz.

O Oscar

Ao receber a estatueta, Viola Davis fez um discurso emocionado:

“Existe um lugar em que se reúnem todas as pessoas que tem grande talento. E é no túmulo. As pessoas me perguntam o tempo todo: “Que tipo de histórias você quer contar Viola?”. E eu respondo: “Vocês têm que exumar esses corpos, essas histórias, as pessoas que quiseram e nunca conseguiram conquistar seus sonhos. Eu consegui. Eu me tornei uma artista. E esta é a única profissão que celebra o que significa viver uma vida.”

Um Limite Entre Nós (Fences) ganhou data de estreia no Brasil no dia 2 de março.

A trama retrata a vida de Troy Maxson (Denzel Washington) e os conflitos que permeiam suas relações sociais e familiares. Casado com Rose (Viola Davis), ele ganha a vida como catador de lixo, em uma América hostil aos negros.

A partir do momento que seu filho Cory (Jovan Adepo) decide seguir carreira no beisebol (um antigo sonho de Try), a convivência entre eles começa a ficar cada vez mais complicada.

+ sobre o tema

para lembrar

Angolano Ondjaki Ndalu vence prémio brasileiro Jabuti na categoria juvenil

Ondjaki Ndalu é o primeiro autor angolano a ser distinguido...

MEC levará tecnologia a escolas rurais e quilombolas

50 mil estudantes receberão computadores portáteis O Ministério da...

O crime da água dos irmãos Rebouças

Depois de participarem da Guerra do Paraguai, de criarem...
spot_imgspot_img

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

As populações quilombolas possuem perfil mais jovem do que o observado na população total do Brasil. Além disso, nos territórios quilombolas, a presença dos...

Festival Feira Preta tem shows de Luedji Luna, Tasha & Tracie e Marcelo D2 a partir de sexta no Parque Ibirapuera, em SP

Mais uma edição do Festival Feira Preta, um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, vai ser realizado a partir desta sexta-feira...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...
-+=