Eunápolis: Uneb demite professor acusado de assediar alunas e docentes

Eunápolis: Uneb demite professor acusado de assediar alunas e docentes. Após quase um ano da abertura de processo disciplinar por assédio, o professor de sociologia do campus de Eunápolis da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Alex Sandro Macedo foi demitido.

 

Por Ana Cely Lopes Do Bahia Noticias

O docente é suspeito de ter assediado mais de dez alunas e professoras da universidade. Em decreto publicado na manhã desta quinta-feira (22), o reitor da Uneb José Bites de Carvalho afirma que a medida foi tomada por conta da prática de “incontinência pública e conduta escandalosa”, cujo enquadramento decorre de violação de deveres previstos no Estatuto do Servidor Público do Estado da Bahia.

Segundo o texto, é esperado que os servidores mantenham “conduta compatível com a moralidade administrativa e que guardem sigilo sobre assuntos confidenciais em razão do cargo ocupado”. Em nota enviada ao BN, o suporte jurídico das vítimas afirmou que o resultado do processo quebra o silêncio em torno dos casos de violência, assédio sexual e moral.

“A sanção administrativa de demissão do professor Alex Sandro Macedo certamente servirá como caso emblemático para todo serviço público, principalmente às escolas e universidades”, informou. Apesar da finalização do caso na instância da universidade, as vítimas, por meio de sua sua advogada Anhamona de Brito ressaltam que a “luta não cessou”.

Duas docentes ainda aguardam a relocação para outras unidades por não possuírem condições psicológicas de prosseguir com as atividades no local onde a violência ocorreu. Além disso, elas aguardam o desfecho das denúncias ao Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), pela prática de ato de improbidade administrativa.

O órgão está apurando se a conduta “comissiva do professor Alex Sandro fere princípios como os da integridade e moralidade, que devem nortear a conduta de todos os servidores públicos, em especial dos formadores de opinião como é o caso da classe dos professores”, consta no inquérito.

+ sobre o tema

Mas afinal, o que querem as pessoas brancas? Sobre o uso (in)consciente da estética aceitável.

Qualquer pessoa negra passa por inúmeras situações de racismo...

Mulheres lançam campanha de arrecadação para manifestações do 8 de Março

Em São Paulo, as mulheres se concentram na Avenida...

Islândia é o primeiro país a proibir pagar salário inferior a mulheres

Desde 1º de janeiro, organizações governamentais e empresas do...

O que as mulheres têm a ver com o Plano Diretor?

O mês de março se aproxima, mês internacional das...

para lembrar

A potência de mulheres negras à frente das câmeras e na direção de filmes

Em 25 de julho é celebrado o Dia Internacional...

Identidade e resistência: mulheres negras combatem padrões de beleza

Manifesto Crespo: Encontro em aldeia guarani, em SP, compartilha...

Cearense? Negra? Indígena? De onde vim? – Por: Thayz Athayde

Durante muito tempo escondi que sou cearense. Foi uma...
spot_imgspot_img

Órfãos do feminicídio terão atendimento prioritário na emissão do RG

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SMDF) assinaram uma portaria conjunta que estabelece...

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...
-+=