Por que tribunal do México permitiu folga para funcionárias em dias de menstruação

Por que tribunal do México permitiu folga para funcionárias em dias de menstruação. A mudança faz parte de uma política que busca a igualdade de gênero no ambiente de trabalho e a prevenção da saúde dos funcionários.

 

Por Ana Beatriz Rosa Do Huffpost Brasil

No México, funcionárias de um órgão público do governo terão direito a um dia de folga por mês para cuidarem de suas dores menstruais. Desde o dia 30 de junho, as funcionárias do Tribunal Administrativo e Fiscal do Estado têm direito a este descanso.

O acordo foi oficializado e publicado no Diário Oficial do Estado do governo México.

Enquanto para alguns, as cólicas e desconfortos menstruais podem ser erroneamente entendidos como uma “desculpa para se ausentar do trabalho”, para o Tribunal, elas são uma “realidade, exigem atenção e uma mudança de visão profunda, orientada a proteção do direito à saúde das mulheres”.

A medida também é direcionada aos homens maiores de 40 anos que comprovarem algum incômodo em relação ao funcionamento fisiológico.

A mudança faz parte de uma política que busca a igualdade de gênero no ambiente de trabalho e a prevenção da saúde dos funcionários.

Ela surgiu por uma “necessidade interna”, afirmou a presidente do tribunal, Myrna García Morón, em entrevista ao El País.

De acordo com Morón, 65% da equipe que trabalha no Tribunal é composta por mulheres e 28% delas têm entres 40 e 60 anos.

Além dos incômodos dos períodos menstruais, as funcionárias podem usar o benefício para aquele dia em que os sintomas da menopausa também incomodam. Assim como os homens podem utilizá-lo em fases em que os sistemas da andropausa estejam mais agudos.

O Tribunal entendeu que o período tem consequências diferentes para cada pessoa, que pode variar de “um desconforto mínimo para problemas moderados ou graves”.

Mas não basta ser mulher para solicitar a ausência do trabalho. É preciso apresentar um relatório médico, explicou Myrna García Morón.

Medidas como a do tribunal mexicano já são discutidas ao redor do mundo. No Japão, desde 1947 as mulheres têm o direito a uma folga por conta da menstruação.

O parlamento da Itália também está discutindo uma norma similar. Quatro legisladoras fizeram um projeto de lei para conceder três dias por mês de folga remunerada às mulheres que se encaixem neste quadro.

+ sobre o tema

3a edição do Mercado di Pret@ será realizado no Rio de Janeiro

Nos dias 07, 08 e 09 de novembro de...

Mulheres negras marcham a Brasilia no dia 18

Tatiana Oliveira (Comissão Política do Coletivo Quilombação e do...

O fascínio de Summerhill, uma escola democrática e instigante – Por: Fátima Oliveira

Criar filhos em uma sociedade cada vez mais individualista...

Quem é Jurema Werneck, a médica negra que representou e emocionou na CPI da Covid

Jurema Werneck é médica, negra, nascida no morro. Uma...

para lembrar

Rimas sobre racismo, misoginia e miséria brotam em filme sobre slam de poesia

Co-dirigido por Roberta Estrela D'Alva, longa mostra a prática...

Gênero plural

A afirmação das identidades dentro da diversidade tem dado...

CPMI da Violência contra a Mulher vota requerimentos na terça

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga a...

A amamentação imperfeita

Já que estamos na Semana Mundial do Aleitamento Materno,...
spot_imgspot_img

Órfãos do feminicídio terão atendimento prioritário na emissão do RG

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SMDF) assinaram uma portaria conjunta que estabelece...

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...
-+=