Depois de sexualidade, Masp se volta à questão negra

Assunto foi escolhido por 2018 marcar os 130 anos da assinatura da Lei Áurea, que aboliu a escravidão

Da Veja 

Maria Auxiliadora da Silva, Velório da noiva, 1974 (MASP/Divulgação)

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) anunciou nesta quarta-feira a sua programação para 2018. Como nos anos anteriores, quando elegeu um eixo temático a ser seguido pelas exposições, em 2018 a instituição terá um único assunto que permeará suas mostras: as narrativas afro-atlânticas, como define a instituição. O tema foi escolhido por 2018 marcar os 130 anos da assinatura da Lei Áurea, que aboliu a escravidão.

(MASP/Divulgação)

As exposições tratarão não apenas da escravização de negros, mas também das trocas culturais e artísticas entre os povos africanos e os americanos. Por enquanto, nove mostras estão confirmadas, entre individuais e coletivas, de nomes como AleijadinhoEmanoel Araújo e Rubem Valentim.

Em março, abrem as exposições solo de Aleijadinho e Maria Auxiliadora da Silva. Em abril, é a vez de Emanoel Araújo. Em agosto, acontecem as individuais de Melvin Edwards e Rubem Valentim. Em novembro, as de Sonia Gomes e Pedro Figari. Em dezembro, a de Lucia Laguna.

Além disso, para junho, o Masp programa uma grande exposição coletiva intitulada Histórias Afro-Atlânticas, em parceria com o Instituto Tomie Ohtake, que reunirá obras produzidas entre os séculos XVI e XXI que tratam do fluxo entre África, Américas, o Caribe e a Europa.

(MASP/Divulgação)

O museu confirmou também que a mostra individual de Basquiat, que deveria abrir em março, foi cancelada, já que o Centro Cultural Banco do Brasil decidiu abrir outra exposição do mesmo artista em janeiro, também em São Paulo. “Apesar de Basquiat Afro-Atlântico ter sido concebida em 2016 e já contar com a confirmação de importantes empréstimos de grandes instituições internacionais, acreditamos que a realização de duas exposições do mesmo artista, que demandam alto investimento de recursos, no mesmo ano, seria um desserviço à população de São Paulo e um mal-uso de recursos incentivados”, disse o Masp.

O Masp vem escolhendo eixos temáticos a serem seguidos por suas exposições desde 2015, quando entraram em cartaz Histórias da Loucura e Histórias Feministas. Em 2016, foi a vez de Histórias da Infância, e, em 2017, a de Histórias da Sexualidade.

+ sobre o tema

Pensar africano ganha sentido no coletivo e não no individual, diz professor da UFRGS

José Rivair Macedo é organizador de publicação da editora...

Afrostream: uma ‘Netflix’ só com filmes sobre negros

Os fãs da indústria do entretenimento vivem um momento...

Escola estadual promove mostra cultural afro-brasileira, indígena e cigana em Joinville

A exposição resgata ainda estudo sobre o fotógrafo brasileiro...

Comunidade Quilombola Rio dos Macacos na Bahia ameaçada de despejo sexta feira 04.11

NOTA PÚBLICA COMUNIDADE QUILOMBOLA RIO DOS MACACOS DA BAHIA...

para lembrar

Oprah Winfrey vai entrevistar filha de Whitney Houston

Oprah Winfrey vai entrevistar a filha de Whitney Houston,...

A rainha guerreira africana que enfrentou os colonialistas britanicos – e venceu

A história da destemida Yaa Asantewaa, integrante de uma...

Brasileiro é convocado para seleção da Holanda

O técnico da seleção da Holanda, Louis van...

Hamilton Naki: O jardineiro cirurgião

Hamilton Naki nasceu em 26 de junho de 1926, de...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=