Black Lightning: Raio Negro cai em cima do racismo, crime e violência policial

“A justiça, como um raio, deveria inspirar esperança a alguns homens e medo a outros”. Proclamando a tradicional frase de impacto de Raio Negro nas histórias em quadrinhos, a série Black Lightning teve seu primeiro episódio exibido pela emissora norte-americana The CW – no Brasil, a transmissão será feita pela Netflix a partir do próximo dia 23 de janeiro. Protagonizada pelo super-herói criado por Tony Isabella e Trevor Von Eeden, a atração aposta numa pegada “realista”, abordando desigualdade social, crime organizado e violência policial.

Por  Henrique Almeida, do Boletim Nerd 

Além de emitir raios e absorver eletricidade, Pierce tem as habilidades de um atleta de decatlo. (Foto: The CW)

Dos showrunners Salim Akil e Mara Brock Akil (ambos de Sparkle: O Brilho de uma Estrela e The Game), Black Lightning acompanha a jornada de Jefferson Pierce (interpretado por Cress Williams, de Hart of Dixie), um pai – das jovens Anissa (Nafessa Williams, de Code Black) e Jennifer Pierce (China Anne McClain, de Descendentes 2), diretor da escola de Garfield High e, além disso, também um super-herói aposentado. Após 9 anos afastado de sua vida de vigilante, Jefferson nota que precisa voltar quando a Quadrilha dos 100 passa a aterrorizar a cidade de Freeland.

Diferente de outras adaptações da DC Comics – como ArrowThe FlashSupergirl e DC’s Legends of Tomorrow –, o seriado não apresenta um aventureiro, cientista ou milionário, mas, sim, um personagem maduro e próximo a uma pessoa real, com deveres e responsabilidades para se preocupar. Deste modo, o programa solo do Raio Negro (tradução oficial em português) surpreende com seu protagonista tão “pé no chão”, que lida com a rebeldia das filhas adolescentes e almeja reatar com a ex-mulher, Lynn Pierce (Christine Adams, de Terra Nova).

Entretanto, apesar de o destino do mundo e do multiverso não estar em suas mãos, Pierce percebe que recai sobre seus ombros a missão de defender sua comunidade contra ameaças como as gangues, o tráfico e a prostituição. Aparentemente resignado, o herói do gueto sente o clamor por justiça retumbar novamente ao ver que o crime organizado por Tobias Whale (Marvin ‘Krondon’ Jones III, de A Lei de Harry) já não pode ser controlado pelas forças policiais do Inspetor Henderson (Damon Gupton, de Mentes Criminosas) – um antigo conhecido.

Heroísmo vem de berço: Anissa Pierce também manifesta o poder para fazer justiça. (Foto: The CW)

Fiel aos gibis publicados inicialmente em 1977, o novo título da DCTV mantém Jefferson Pierce como o símbolo de uma comunidade, que retorna como o filho pródigo depois de se tornar medalhista olímpico de decatlo, e introduz o alfaiate (e ajudante) Peter Gambi (James Remar, de Gotham) – com visual semelhante ao das HQs. A exemplo de Luke Cage e Pantera Negra, o episódio intitulado The Resurrection traz na bagagem referências aos ativistas Martin Luther King Jr.Harriet Tubman e Fannie Lou Hamer e aos cantores Childish Gambino e SZA – personalidades da cultura negra.

Primeiras impressões: se o raio continuar caindo no mesmo lugar, Black Lightning será uma ótima série para seguir!

+ sobre o tema

Teatro Goiânia recebe festival de música negra americana

O Teatro Goiânia recebe nos dias 20 e 21...

Angolanas expulsas do Brasil foram encaminhadas para a DNIC

- Fonte: Angola Press - 26-05-2009 - ...

Charles Darwin e a escravidão no Brasil

Brasil foi fundamental para Darwin criar suas teorias, que...

para lembrar

Halloween: menina se fantasia de mãe

Você já pensou na maneira como os seus filhotes...

Chris Paul recebe diploma de graduação em universidade historicamente negra

O astro Chris Paul vai colocar mais um troféu...

CBB mantém Bassul na seleção e anuncia Janeth na comissão técnica

Depois de muitos rumores de que Paulo Bassul poderia...

Estudantes promovem reflexão sobre cabelos afro em mostra na UnB

Evento conta com oficina de turbantes, mesa redonda e...
spot_imgspot_img

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=