Atriz brasileira está no elenco de ‘Pantera Negra’, sucesso nos EUA

Nabiyah Be, de 26 anos, é filha do músico jamaicano Jimmy Cliff e de mãe brasileira. Vive em Nova York há oito anos

Do Notícias ao Minuto

Divulgação

Filha do músico jamaicano Jimmy Cliff e de mãe brasileira, a atriz Nabiyah Be, de 26 anos, é uma das estrelas do longa “Pantera Negra”, que vem quebrando recorde de bilheteria nos Estados Unidos. Além de elementos inspirados em “Cidade de Deus”, golpes de capoeiras em algumas cenas, o tempero brasileiro da produção americana também fica por conta da participação da atriz, natural de Salvador.

No filme dirigido por Ryan Coogler, Be dá vida a Linda, que é amante e parceira de crime de Erik Killmonger (interpretado por Michael B. Jordan), vilão com com conexões misteriosas com Wakanda – país africano ficcional, terra do Pantera Negra. “Minha personagem é meio que a Bonnie para o Clyde do Michael”, disse a atriz em entrevista ao Uol.

Conforme relata o portal, Cliff conheceu a mãe de Nabiyah Be, a psicóloga paulista Sônia Gomes, durante uma celebração espiritual na praia. A atriz cresceu na Bahia, criada pela mãe, mas sempre teve contato com o pai, astro do reggae. Há oito anos ela vive em Nova York, onde já havia atuado no teatro e no musical “Hadestown”, que esteve em cartaz também no Canadá. “Pantera Negra” é o seu filme de estreia.

“É muito bom saber que se é parte de algo que tem um peso comercial. mas também traz à superfície debates importantes sobre complexidades de identidade e como isso se reflete em traumas trans-geracionais. Essa foi a coisa mais legal. Mas não vou mentir que a criancinha dentro de mim não pulou de alegria em saber que essa seria a minha entrada para o cinema!”, revelou a atriz ao Uol, sobre a produção que participa.

Em apenas quatro dias de exibição, “Pantera Negra” conseguiu ultrapassar a bilheteria de “Liga da Justiça” durante os seus mais de três meses em cartaz nos Estados Unidos. Só durante a estreia prolongada – o último final de semana somado ao feriado de Presidents Day no país – o longa arrecadou US$ 235 milhões nas salas americanas, enquanto o segundo levou um trimestre para chegar a US$ 228,6 milhões de bilheteria.

+ sobre o tema

Consciência Negra 2009: Debate sobre turismo étnico

Fonte: Mundo Afro - O que significa turismo étnico?...

Alemanha reconhece que cometeu genocídio na Namíbia

A Alemanha reconheceu pela primeira vez que cometeu um...

General de Angola, Higino Carneiro, é sócio de empresa aérea brasileira

Ex-ministro de obras do país africano, Higino Carneiro se...

Tribos de Wakanda e suas inspirações na cultura Africana

O filme solo do rei de Wakanda, T’Challa, chegou aos...

para lembrar

Jônatas Conceição da Silva: Outros Palmares

OUTROS PALMARES  Foi um dos objetivos da literatura negra brasileira,...

‘Você quer estar no controle’, diz Jay-Z sobre anúncio de gravidez

Em entrevista para a revista "GQ" americana - que...

O presidiário bonitão assina um contrato como modelo

O retrato da ficha policial de Jeremy Meeks conseguiu...

Mandela: Dedicação e dignidade de Graça Machel destacadas pela Imprensa sul-africana

Joanesburgo - Sob o título "A vigília de amor...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=