Filme de animação moçambicano em destaque na África do Sul

Os Pestinhas, uma longa metragem animada, criada e produzida em Moçambique, mereceu recentemente um destaque especial no website da Gauteng Film Comission (África do Sul). Esta é a primeira longa metragem animada feita por e em Moçambique.

Do MAPUTO FAST FORWARD

Reprodução/ Os Pestinhas

A equipe por detrás de “Os Pestinhas” é a FX Lda, um estúdio de produção cinematográfica fundado por Nildo Essá e composto por arquitectos, animadores e artistas gráficos. O estúdio especializa-se maioritariamente em spots comerciais, séries de TV e longas-metragens.

 

“Nos finais de 2010, eu e a minha equipa tivemos a ideia de criar os nossos próprios personagens, com a intenção de produzir material educacional que não fosse tedioso (…) Pensámos que poderíamos repassar estas mensagens de uma forma mais interessante e apelativa através de bonecos animados.” diz Nildo, ao falar da motivação em criar personagens animados para o contexto Moçambicano.

 

Tio Xixiteiro, produzido em 2011, foi uma das primeiras versões do que se tornaria a longa metragem e aborda o dilema da urinação pública. “Foi uma ideia muito bem sucedida pois as crianças identificaram-se com Os Pestinhas”, comenta.

 

Em 2013, aparece uma versão um pouco mais longa das peripécias dos Pestinhas, intitulada Os Pestinhas e o Ladrão de Brinquedos, feita, como as outras produções, in-house e sem budget. “(…) foi muito difícil porque o projecto era sempre (e ainda é) feito com fundos próprios. Sempre que fizéssemos um projecto pago, eu separava entre 60% a 70% do budget para investir em Hardware, Software, tempo para aprender, etc.” acrescenta ainda. Este filme foi nomeado como melhor animação de 2014 no Africa Movie Academy Awards.

 

A longa metragem é ainda um trabalho em andamento. Embora o trailer, script, personagens principais, secundários e a maior parte dos sets estejam já concluídos e prontos para a animação final, espera-se que o filme ainda leve cerca de 18 meses até ser finalizado. Prevê-se, por isso, que o seu lançamento venha a ocorrer em meados de 2019. Antecipa-se também que o filme tenha uma versão em Português, Inglês e eventualmente, Francês.

The Brats Movie – Os Pestinhas O Filme Teaser_Trailer from Nildo Essa on Vimeo.

+ sobre o tema

Argélia anula dívida de 12 países africanos

A medida do governo argelino beneficia o Benin,...

Martinho da Vila lança em São Paulo livro de crônicas sobre o ano de 2018

A obra reúne 48 crônicas divididas pelos doze meses...

Noruega elogia trabalho de Cuba no Haiti: ‘maravilhoso’

Noruega classifica como maravilhoso o trabalho de Cuba no...

Harriet: Biografia de heroína abolicionista dos Estados Unidos ganha trailer

Drama sobre a vida de Harriet Tubman chega aos...

para lembrar

Após xingar treinador, Anelka é dispensado da seleção francesa

Nicolas Anelka está fora da Copa do Mundo. Neste...

Venezuela rompe relação com Colômbia

Por: ANDREA MURTA e FLÁVIA MARREIRO Decisão ocorre momentos...

Congo: Governo quer reduzir rapidamente mortalidade materna

O Congo lançou quarta-feira a sua Campanha para...
spot_imgspot_img

Quem é Linda Martell, citada em “Cowboy Carter”, novo álbum de Beyoncé?

O esperado novo álbum de Beyoncé contém uma música que leva o nome de uma mulher que parece ter sido a inspiração para o projeto. “Act...

Com 10 exibições que abordam a luta antirracista, Mostra do Cinema Negro tem sessões a partir de 4 de abril em Presidente Prudente

O Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) promove, entre os dias 4 de abril e 23 de maio, uma programação com dez filmes que celebram o cinema...

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica no dia 21 de março foi O Sonho de Clarice, de Fernando Gutierrez e Guto...
-+=