Estudantes denunciam racismo e homofobia na Faculdade de Direito de São Bernardo

Mais uma vez, a Faculdade de Direito de São Bernardo vira destaque nas mídias sociais. E mais uma vez (esta é a terceira) por insultos racistas e homofóbicos. O fato ocorreu na noite de quarta-feira (21), quando na porta do banheiro feminino foram escritas frases como “Fora Preta Sapatão”, “Odeio Preto” e “Fim das Cotas”. Este tipo manifestão, covarde e preconceituosa, foi um recado direto aos estudantes negros da instituição.

no ABCD Maior

Após tomar conhecimento das ofensas, que são consideradas crimes inafiançáveis, alguns alunos as fotografaram e levaram à direção da faculdade, que abriu sindicância para apurar o ocorrido.

A estudante Layla Coelho Cassimiro, do 4º ano, procurou à direção da faculdade e exigiu que fossem tomadas medidas e a apuração do caso. Ela também ressaltou que este insulto foi a d’água, uma vez que outras atitudes semelhantes de racismo já ocorreram na instituição. Segundo ela, os outros casos não foram devidamente apurados.

Layla Coelho registrou Boletim de Ocorrência digital e espera o posicionamento da Polícia Civil sobre o caso. Já a faculdade de Direito de São Bernardo, por meio de nota, informou que repudia o comportamento e que abriu sindicância para apurar os fatos.

Vinícius Marques, representante do Centro Acadêmico XX de Agosto e também aluno do curso de Direito, disse que vai usar a situação e trabalhar para que estudantes entendam e se conscientizem sobre a importância de cotas e do respeito às diferenças.

+ sobre o tema

A Negação do Brasil – O negro nas telenovelas brasileiras

O documentário é uma viagem na história da telenovela...

O Natal: passado e presente de uma tradição milenar

É Natal! Com a aproximação do dia 25 de...

Do Congo ao Ceará: a visão de um africano sobre o racismo brasileiro

O que pode soar como um discurso repetido exaustivamente...

para lembrar

Senti na pele

Leonardo, 30 anos, estudante de Pedagogia na UFRJ do Senti...

Duvivier sobre Sheherazade defender Waack: cérebro corroído

Gregório Duvivier respondeu ao post da apresentadora Rachel Sheherazade...

Audiência pública discute cotas na Defensoria Pública de São Paulo – Por: Dennis de Oliveira

No dia 13 de novembro, foi realizada audiência pública...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=