Escritora fala ao Portal CUT sobre livro censurado pelo Sesi

Escritora do livro “Omo-Oba – Histórias de Princesas”, que fala de príncipes e princesas africanas, questiona o MEC sobre a aplicação da Lei de ensino da Cultura Africana e Afro-brasileira nas escolas

Por  Rosely Rocha Do Cut

Foto: Reprodução/CUT

Nos últimos dois meses, o Brasil viveu casos de racismo que não tiveram punição até o momento. Entre eles, a tentativa de desqualificação da biografia da vereadora Marielle Franco, brutalmente executada; o fotógrafo que não foi contratado por ser negro; a festa de 15 anos com pessoas negras fazendo papel de escravos; o estudante da FGV que enviou em grupo de whatsapp uma foto de um aluno negro o chamando de escravo; e o professor do Instituto Federal que declarou que odeia pretos e pardos.

O último caso, de conhecimento público, ocorreu poucos dias antes da celebração do Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial nesta quarta-feira (21). O livro “Omo-Oba – Histórias de Princesas”, que aborda temas da cultura afro-brasileira, foi censurado pelo Sesi de Volta Redonda, no Rio de Janeiro.

A denúncia veio à tona porque a mãe de um dos alunos publicou, no último domingo (18), nas redes sociais, um desabafo com críticas ao Sesi. Ela ficou indignada ao saber, por um comunicado, que o livro, de autoria da escritora e professora da Universidade Federal do Espírito Santo, Kiusam de Oliveira, havia sido censurado.

A escola tinha cedido à pressão de alguns pais de alunos que consideraram o conteúdo do livro de cunho religioso antes mesmo de lerem.

A postagem da mãe teve mais de 10 mil compartilhamentos e, diante da repercussão, o Sesi Volta Redonda voltou atrás e manteve a obrigatoriedade do livro.

Postagem da mãe de um dos alunos no Facebook
Comunicado do Sesi Volta Redonda enviado aos pais dos aluno

Para a autora Kiusam de Oliveira, a repercussão do caso reflete a atualidade e a importância do tema, mesmo 58 anos depois do massacre de negros na África do Sul, o que motivou a Organização das Nações Unidas (ONU) a criar o Dia Mundial de Combate à Discriminação Racial.

“Foi um sentimento misturado de choque, tristeza e frustração. Mas, ao mesmo tempo, dá uma vontade aguerrida de mostrar que o livro é importante para a literatura infantil. É um marco, pois trata de princesas negras, da África, contribuindo para o resgate da autoestima de meninas negras”, diz a autora.

Segundo Kiusam, o gerente-geral do Sesi pediu desculpas à ela e disse que a “censura”  foi um engano. A pedido dela, ele se comprometeu a realizar um encontro da autora com pais, alunos e professores nas unidades da instituição para uma conversa sobre a importância do tema.

“Minha intenção é que o MEC aplique a Lei. Não tem ninguém orientando professores e pedagogos. São ações individuais de alguns professores que colocam essa questão nas escolas”, conta a professora.

A professora irá lançar uma petição pública, de âmbito nacional, no próximo dia 31 deste mês, para colher assinaturas, com o objetivo de interpelar o Ministério da Educação (MEC) acerca da aplicação dos artigos 26A e 79B, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que tratam do ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira.

O livro “Omo-Oba – Histórias de Princesas”, lançado há nove anos, foi selecionado pelo Plano Nacional de Educação (PNE) e está em 39 mil escolas do país e no catálogo de Bolonha (Itália).

Para a secretária de Combate ao Racismo da CUT Nacional, Maria Júlia Reis Nogueira, a educação é uma porta de entrada para buscar essa mudança, mas a luta contra o racismo é uma ação de natureza política e não um processo somente educacional.

“O racismo não se resolve somente com a educação, até porque a escola muitas vezes é a instituição social que o reproduz”.

Segundo ela, uma parcela da sociedade reluta em dar voz para a população negra, principalmente quando buscam a afirmação da própria identidade étnica porque, quando os negros ganham voz, há mudanças que reposicionam os lugares simbólicos na sociedade.

“É preciso mudar a mentalidade da sociedade porque o preconceito racial é um problema social e histórico e está ligado à exploração. Para acabar de vez com o racismo é preciso acabar também com toda forma de exploração”, afirma a dirigente.

O que diz a Lei

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) se alinha à lei 11.645/08, que estabelece a obrigatoriedade da temática de história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo das escolas brasileiras.

A Base Nacional também determina que as instituições escolares devem “exigir um claro compromisso de reverter a situação histórica que marginaliza grupos”. Segundo o novo currículo do ensino, ainda é função das escolas “valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais”.

Significado da Data

O Dia Internacional contra a Discriminação Racial foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em memória ao “Massacre de Shaperville”, em 21 de março de 1960.

Nesta data, aproximadamente vinte mil pessoas protestavam contra a “lei do passe”, em Joanesburgo, na África do Sul. Esta lei obrigava os negros a andarem com identificações que limitavam os locais por onde poderiam circular dentro da cidade.

Tropas militares do Apartheid atacaram os manifestantes e mataram 69 pessoas, além de ferir uma centena de outras.

Em homenagem à luta e memória desses manifestantes, o Dia Internacional contra a Discriminação Racial é comemorado em 21 de março.

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Ministro diz que UE abandonou Itália diante da imigração de africanos

O ministro do Interior da Itália, Roberto Maroni,...

Estudantes protestam contra exigência do Enem para Ciência sem Fronteiras

Nova regra para concorrer a bolsas de estudo no...

Ator tem peça cancelada após comentários preconceituosos em rede social

  O ator Marauê Carneiro postou um comentário em um...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...
-+=