Djamila Ribeiro faz sessão de autógrafos e participa de bate-papos abertos em Brasília

Filósofa lança ‘Quem tem medo de feminismo negro?’ e ‘O que é lugar de fala?’ na Asa Norte e no Gama. Veja programação.

Do G1

Foto: Gabo Morales/TRËMA

A filósofa e escritora Djamila Ribeiro faz sessão de autógrafo dos livros “Quem tem medo de feminismo negro?” e “O que é lugar de fala?” nesta sexta (31) e no sábado (1º) em Brasília. O evento inclui roda de conversa e performances – entrada é gratuita.

Nesta sexta, o evento começa às 19h no EWE Gastronomia, na 216 Norte, com a apresentação de “Poetas negras purais”, com Marina Andrade, Vera Verônika, Guerreira Lilian, Prethaís, Julia Nara, Meimei Bastos e Marina Mara.

O bate-papo começa às 20h com Keka Bagno, Leila Negalaize, Graça Santos, Joseanes Santos e Djamila. A sessão de autógrafos será das 21h15 às 22h.
Haverá, ainda, uma feira com a VRA Acessórios, as pochetes da Mariana Xavier, as mandalas e roupas da Carlinha Alves e uma banca de livros e CDs. O livro “Quem tem medo do feminismo negro?” estará à venda.

Já no sábado, o eveto se desloca para o espaço Semente Cia. de Teatro, próximo à rodoviária do Gama. Às 10h, a performance poética “Macunaíma”, de Amanda Vitória, abre a programação. Em seguida, Djamila inicia a roda de conversa.

Que livros são esses?
“Quem tem medo de feminismo negro?”
O livro, publicado neste ano, reúne um longo ensaio autobiográfico inédito e uma seleção de artigos publicados por Djamila Ribeiro no blog da revista Carta Capital entre 2014 e 2017.

Djamila destrincha conceitos como os de empoderamento feminino e interseccionalidade, e aborda temas como os limites da mobilização nas redes sociais, as políticas de cotas raciais e as origens do feminismo negro nos Estados Unidos e no Brasil.

‘O que é lugar de fala’?
Lançado em 2017, o livro aborda o conceito de lugar de fala partindo do princípio de que a sociedade brasileira “tem, como norma, a branquitude, masculinidade e heterossexualidade”, segundo a descrição da obra.

Djamila traz à tona a importância de que se pense no rompimento de uma voz única com o objetivo de propiciar uma multiplicidade de vozes. Partindo de obras de feministas negras, como Patricia Hill Collins, Grada Kilomba, Lélia Gonzalez, Luiza Bairros, Sueli Carneiro, o livro aborda, pela perspectiva do feminismo negro, a urgência da quebra dos silêncios instituídos.

+ sobre o tema

Mulheres que atuam na defesa da Amazônia Legal são vítimas de violência

Uma pesquisa inédita realizada pelo Instituto Igarapé mostra que...

Coleção infantil ‘Antiprincesas’ conta histórias de mulheres inspiradoras

“Conhecemos muitas histórias de grandes homens, mas não tanto...

para lembrar

Francisca Van Dunem: “O meu presente é o mais imprevisível de todos os futuros”

Há coisas mais importantes do que o sucesso na...

A difícil tarefa de unir homens e feminismo

Falar de homens no feminismo é muito complicado. Falar...

“A falta de solidariedade das mulheres naquele artigo me espanta”

Historiadora das mulheres francesa analisa a recente polêmica em...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=