Morre o primeiro técnico negro a ganhar um título de basquete na Liga Universitária dos EUA

Enviado por / FonteGlobo Esporte

John Thompson foi uma figura lendária no basquete universitário dos Estados Unidos e o primeiro treinador negro a ganhar um título da NCAA (Liga Universitária dos Estados Unidos) com o Georgetown Hoyas em 1984, Patrick Ewing era o destaque do time naquele ano. Dentro das quadras, jogou duas temporadas na NBA e ganhou títulos como reserva do Boston Celtics. Thompson faleceu nesta segunda-feira aos 78 anos.

– Nosso pai foi uma inspiração para muitos e dedicou sua vida ao desenvolvimento dos jovens, não apenas dentro, mas, o mais importante, fora da quadra de basquete. Ele é reverenciado como um líder histórico do esporte, dedicado ao bem-estar de sua comunidade acima de tudo – disse a família em um comunicado.

Em 1988, ele liderou a equipe dos Estados Unidos nas Olimpíadas de Seul, a última formada apenas por jogadores universitários. O time foi eliminado nas semifinais pela União Soviética e conquistou a medalha de bronze.

“Big John”, como era conhecido, recrutou mais de 20 jogadores que se juntaram à NBA e quatro que – como ele – estão no Hall da Fama. Allen Iverson foi dos jogadores que prestou homenagens nas redes sociais, ele agradeceu ao treinador por salvar sua vida.

– Obrigado por salvar minha vida, meu treinador. Vou sentir sua falta, mas tenho certeza que você está nos olhando com um grande sorriso. Eu daria qualquer coisa por mais um telefonema seu apenas para ouvi-lo dizer, “Ei MF”, então conversaríamos sobre tudo, exceto basquete … – escreveu o jogador que é considerado o quinto maior armador de todos os tempos e membro do Hall da Fama desde 2016.

+ sobre o tema

“Uma ferramenta de resistência identitária” chamada Djidiu

Ao longo de um ano, vários afrodescendentes reuniram-se em...

A rota do escravo – a alma da resistência

A rota do escravo - a alma da resistência síntese...

para lembrar

Hoje na História, 25 é dia da Baiana de Acarajé

A Bahia vai festejar o seu principal símbolo, a...

Alcione visita barracão da Mangueira, na Cidade do Samba

A cantora Alcione e baluarte da escola de samba...

Graça Machel apela à união dos sul-africanos

Graça Machel apela à união dos sul-africanos: mulher de...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=