Ex-Pantera Negra será libertado após mais de 49 anos na prisão

Um ex-Pantera Negra que está na prisão há quase meio século finalmente venceu sua batalha de décadas pela liberdade depois que um conselho de liberdade condicional de Nova York ordenou sua libertação.

Jalil Muntaqim, também conhecido como Anthony Bottom, está sob custódia ininterrupta há mais de 49 anos, tendo sido preso e posteriormente condenado pelos assassinatos de dois policiais em 1971 no Harlem. De acordo com os termos de sua liberdade condicional, ele deve ser libertado da penitenciária de segurança máxima de Sullivan no interior do estado de Nova York até 20 de outubro.

Em uma audiência no início deste mês – pelo menos sua 10ª participação em um painel desde que se tornou elegível para liberdade condicional em 1998 – Muntaqim expressou seu remorso pelas mortes de Joseph Piagentini e Waverly Jones. Os policiais responderam ao que acreditaram ser uma chamada de disputa doméstica, mas foram emboscados e fuzilados.

Os dois comissários de liberdade condicional no painel aceitaram sua expressão de remorso como genuína.

Muntaqim, 68, foi tema de um perfil do Guardian em 2018 como parte de uma série que analisava radicais negros da libertação encarcerados por décadas na esteira da turbulência política e racial no final dos anos 1960 e 1970. Na época do incidente no Harlem, ele era um membro clandestino da ala subterrânea dos Panteras, o Exército de Libertação Negra.

No decorrer de uma entrevista filmada de três horas com o Guardian em Sullivan, Muntaqim descreveu como tinha apenas 18 anos quando se inscreveu para os Panteras, passando rapidamente a se juntar ao BLA armado e clandestino. Ele disse que em seus muitos anos atrás das grades, ele amadureceu da posição revolucionária que adotou em 1971, embora permanecesse comprometido com a causa da igualdade racial e da justiça.

“Eu agora tiro o ‘r’ da palavra e a torno ‘evolucionária’”, disse ele. “Revolução para mim é o processo evolutivo de construção de um nível superior de consciência na sociedade em geral. Sou um revolucionário evolucionário. ”

A libertação de Muntaqim foi violentamente contestada pelo sindicato da polícia de Nova York, o PBA, e pela viúva de um dos policiais assassinados, Diane Piagentini. Em um comunicado, ela disse: “Estamos com o coração partido ao ver outro assassino de Joe libertado pela política. Mas, mais do que qualquer outra coisa, estamos com raiva. ”

Muntaqim fez parte de um número cada vez menor de radicais negros da libertação que foram encarcerados durante o apogeu dos Panteras Negras e que estão presos desde então. Edward Poindexter, condenado pelo assassinato de um policial em Omaha, Nebraska, completou 50 anos em uma cela de prisão em agosto.

Outros foram libertados em liberdade condicional nos últimos meses. Os sete membros sobreviventes do Move 9, liberalização negra e radicais ambientais da Filadélfia que foram presos após um cerco policial à sua casa comunal em 1978, foram todos libertados em liberdade condicional nos últimos dois anos.

Um dos sete, Delbert Africa, morreu em junho, apenas cinco meses depois de ser libertado.

Muntaqim teve dois co-réus em julgamento pelas mortes de policiais no Harlem, quando cada um deles recebeu sentenças de 25 anos de prisão perpétua. Albert “Nuh” Washington morreu na prisão em 2000 e Herman Bell foi libertado em liberdade condicional em abril de 2018.

+ sobre o tema

Michelle Obama

Michelle LaVaughn Robinson Obama é a esposa do 44º...

Exposição na Biblioteca Parque do Rio lembra trajetória de Martin Luther King

A mostra itinerante Martin Luther King – Legado &...

Hoje na História, 1972: É absolvida militante negra Angela Davis

Angela Yvonne Davis, militante negra, antiga professora de filosofia...

Rosa Parks “Melhor andar com dignidade que rodar na humilhação”

Aos olhos e ouvidos de todo o mundo, a...

para lembrar

Aos Obamistas sonhadores e pretendentes à Obama

Perfil dos eleitores nas eleições americanas Reginaldo Bispo - MNU As...

15 ativistas negras que todos deveriam conhecer

O For Harriet publicou uma lista bem interessante que...

Muhammad Ali, legendário boxeador falou sobre o racismo

QUANDO UM CAMPEÃO OLÍMPICO FOI PROIBIDO DE COMER UM...

AFFIRMATIVE ACTION

O prestigioso "The Chronicle of Higher Education" dá a...
spot_imgspot_img

Angela Davis completa 80 anos como ícone marxista e antirracista

A obra de Angela Davis, 80, uma das mais importantes intelectuais do campo do pensamento crítico, se populariza a passos largos no Brasil, país...

‘Fui um menino negro criado por avós supremacistas brancos que me ensinaram a saudação nazista’

Shane McCrae é um consagrado poeta norte-americano. Ele foi premiado diversas vezes, publicou uma dezena de livros e é professor de redação criativa da...

Como um discurso de Harry Belafonte, morto aos 96, mudou minha vida

No verão de 2013, participei de um dia de palestras na Fundação Ford, em Manhattan. Intitulado "O Caminho pela Frente para os Direitos Civis:...
-+=