Morre o primeiro técnico negro a ganhar um título de basquete na Liga Universitária dos EUA

Enviado por / FonteGlobo Esporte

John Thompson foi uma figura lendária no basquete universitário dos Estados Unidos e o primeiro treinador negro a ganhar um título da NCAA (Liga Universitária dos Estados Unidos) com o Georgetown Hoyas em 1984, Patrick Ewing era o destaque do time naquele ano. Dentro das quadras, jogou duas temporadas na NBA e ganhou títulos como reserva do Boston Celtics. Thompson faleceu nesta segunda-feira aos 78 anos.

– Nosso pai foi uma inspiração para muitos e dedicou sua vida ao desenvolvimento dos jovens, não apenas dentro, mas, o mais importante, fora da quadra de basquete. Ele é reverenciado como um líder histórico do esporte, dedicado ao bem-estar de sua comunidade acima de tudo – disse a família em um comunicado.

Em 1988, ele liderou a equipe dos Estados Unidos nas Olimpíadas de Seul, a última formada apenas por jogadores universitários. O time foi eliminado nas semifinais pela União Soviética e conquistou a medalha de bronze.

“Big John”, como era conhecido, recrutou mais de 20 jogadores que se juntaram à NBA e quatro que – como ele – estão no Hall da Fama. Allen Iverson foi dos jogadores que prestou homenagens nas redes sociais, ele agradeceu ao treinador por salvar sua vida.

– Obrigado por salvar minha vida, meu treinador. Vou sentir sua falta, mas tenho certeza que você está nos olhando com um grande sorriso. Eu daria qualquer coisa por mais um telefonema seu apenas para ouvi-lo dizer, “Ei MF”, então conversaríamos sobre tudo, exceto basquete … – escreveu o jogador que é considerado o quinto maior armador de todos os tempos e membro do Hall da Fama desde 2016.

+ sobre o tema

Rosa Parks

O marco inicial deste movimento se deu no sul...

Muhammad Ali, legendário boxeador falou sobre o racismo

QUANDO UM CAMPEÃO OLÍMPICO FOI PROIBIDO DE COMER UM...

Em Spokane, Washington, um mistério com traços de racismo

A bomba era sofisticada e possivelmente mortal, mas não...

Mumia Abu-Jamal completa 59 anos: a voz dos que não tem voz

Mumia Abu-Jamal completa nesta quarta-feira (24) 59 anos. Mumia...

para lembrar

Com gosto apurado, Jerome Meyinsse, pivô rubro-negro mostra seu talento como trompetista

Do alto de seus 2,07m, americano Jerome Meyinsse revela...

Magic Johnson exalta Kobe Bryant e diz: “nunca haverá outro”

Na noite desta quarta-feira, o basquete dará adeus a...

Pelé-estrela negra em campos verdes

"PELÉ-Estrela Negra em Campos Verdes", livro de Angélica Basthi,  editora: Garamond...
spot_imgspot_img

Kobe, homenageado com estátua, continua a exercer grande influência na NBA

O Los Angeles Lakers escolheu o dia 8/2/24 para inaugurar a estátua de Kobe Bryant à frente de seu ginásio. A data tem referências...

Copa Africana de Nações: África do Sul e Costa do Marfim avançam às semifinais

Nigéria e África do Sul, Congo contra Costa do Marfim. Essas serão as semifinais da Copa Africana de Nações, após os resultados das partidas deste...

Fifa The Best: Marta ganha homenagem especial e vira nome de prêmio

Jogadora mais premiada pela Fifa, com seis troféus de melhor do mundo entre 2006 e 2018, a brasileira Marta foi homenageada na cerimônia desta...
-+=