Empreendimento show de bola: futebol feminino é coisa de família

Mãe de gêmeas cria empreendimento para realizar sonho das filhas a seguirem futebol feminino. Vênus Andrade, mãe solo, moradora do bairro de Narandiba, Salvador (BA), cria loja virtual sobre estética negra, ‘Maria´s moda Black’, um nome com muitos significados e com um propósito ancestral que trás como cargo chefe financiar a carreira das atletas na Europa.

Em 2019, Vênus criou seu empreendimento que leva o nome das Marias, as gêmeas, Maria Clara e Maria Eduarda. Sendo bem aceita nas redes, Vênus sentiu que precisava dá mais visibilidade ao talento delas no esporte, foi então que no inicio do (2021), decidiu lançar a coleção “Boleiras”, uma estamparia de roupa para meninas e mulheres, com expressões baianas usadas no futebol feminino, onde as modelos e as inspirações são as próprias filhas.

Foto: Divulgação

Desde a infância, as jogadoras Maria Clara e Maria Eduarda, ganharam a paixão pelo futebol. Foram anos de estudo, dedicação e parceria com sua mãe, que por sua vez, sempre se fez presente na trajetória da dupla, seja na luta árdua contra o racismo e machismo em ambientes escolares e familiares, seja por acreditar no potencial das gêmeas. Hoje aos 18 anos e com passagens pelo Bahia, Vitória e Lusaca, as Maria´s buscam no empreendimento da mãe a oportunidade de seguirem na profissão.

Com a pouca valorização do futebol feminino, elas decidiram que precisavam se ariscar, agora em ares Europeus. Os valores arrecadados com as vendas da coleção Boleiras, que já se encontra disponível no site e nas redes da loja, serão aplicadas na carreira das atletas que em setembro desse ano, pretendem se mudar para seguirem sonhando e brilhando duplamente no futebol feminino.

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Feminicídio: o que não tem nome não existe

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, em 03.03.2015,...

Tribunal de Justiça de SP lança programa para homens envolvidos em violência doméstica

Reflexivo e educativo, grupo pretende fazer com que homens...

Aos 75 anos, Lia de Itamaracá lança livro de memórias e novo disco

Lia de Itamaracá se apresenta na Virada Sustentável e...

“Ouvir Bolsonaro é de uma agonia sem fim”, critica Ellen Page

No painel dentro do festival de cinema e música...

para lembrar

Senado dos EUA aprova proteção ao casamento gay

O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira (29/11),...

Os 4 sinais de machismo mais frequentes no ambiente de trabalho

Para combater as práticas machistas dentro da sua empresa,...

Pela primeira vez uma mulher negra venceu no Massachusetts. Reagiu assim

Ayanna Pressley está a caminho de ser a primeira...

23 mulheres inspiradoras que tornaram 2016 um ano melhor

Listar as mulheres que mais me inspiraram em 2016...
spot_imgspot_img

Ana Maria Gonçalves anuncia novos livros 18 anos após lançar ‘Um Defeito de Cor’

Dois novos livros de Ana Maria Gonçalves devem chegar ao público até o fim de 2024. As novas produções literárias tratam da temática racial...

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens, diz relatório do MTE

Dados do 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios mostram que as trabalhadoras mulheres ganham 19,4% a menos que os trabalhadores homens no...

Órfãos do feminicídio terão atendimento prioritário na emissão do RG

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SMDF) assinaram uma portaria conjunta que estabelece...
-+=