Aos 50, Naomi Campbell é velha demais para ser mãe, mas não para ser pai

Enviado por / FonteUniversa, por Nina Lemos

Naomi Campbell, 50 anos, se tornou mãe nesta semana. Ela anunciou a novidade no seu Instagram e surpreendeu todo mundo que a acompanha. Um dos motivos da surpresa é a sua idade. Afinal, a maioria das mulheres de 50 anos se prepara para entrar na menopausa, mas as coisas mudaram. Hoje em dia a ciência permite que mulheres congelem seus óvulos, façam fertilização in vitro (com óvulos próprios ou doados) e até mesmo recorram a uma barriga solidária.

Naomi, que não revelou detalhes sobre o nascimento da filha, já havia manifestado desejo de ser mãe e dito que contava com a tecnologia. Então, a modelo ser mãe aos 50 anos não deveria ser motivo de tanta surpresa. Afinal, homens serem pais depois dos 50 é algo considerado completamente normal.

O que a ciência possibilita é o fim dessa “injustiça biológica”. Naturalmente, a fertilidade masculina não tem uma “data marcada” para acabar, assim como acontece com as mulheres. No caso feminino, a chance de engravidar naturalmente cai drasticamente depois dos 40. Imagina aos 50? Segundo especialistas, a chance de uma mulher engravidar naturalmente depois dos 45 anos é de menos de 1%.

Essa “data limite” faz com que a corrida para ter filhos vire um desespero e também com que muitas mulheres não tenham filhos porque “não deu tempo”. Naomi tem a ciência e o dinheiro a seu favor. Depois de mais de 30 anos de uma carreira gloriosa e de curtir a vida adoidado, ela decidiu ser mãe. E daí? Homens fazem isso há anos. E isso é simplesmente aceito e considerado normal.

Alguns exemplos: George Clooney foi pai pela primeira vez aos 56. Seus filhos gêmeos têm 3 anos e a idade do pai não foi o principal assunto quando os bebês nasceram. Mick Jagger teve seu oitavo filho aos 73. E daí?

É normal que pessoas independentes e que se dedicam muito à carreira adiem a maternidade ou a paternidade. Na década passada, passou a ser comum que mulheres tivessem filhos aos 40 anos ou mais. Agora, algumas decidirem ter aos 50 anos não faz tanta diferença assim.

O principal problema de ter filho tarde e que faz muita gente desistir da ideia, é o medo de não estar muito tempo presente na vida do filho. Sim, todos vamos morrer, lembra? A gente não é eterno e a tendência é que quem tem filhos aos 50 conviva menos com o filho do que quem tem filho aos 30? Outro temor é que o pique diminua com a idade. Não é todo mundo que está disposto a correr atrás de criança (que não sejam os netos) aos 60 anos.

Mas, isso é uma decisão pessoal. E, repito, os homens não sofrem as mesmas cobranças. E, quanto ao medo de morrer e não acompanhar o crescimento dos filhos? A longevidade das mulheres é maior que a dos homens.

Será que o fato de mulheres se tornarem mães aos 50 choca tanto porque ainda se espera que as mulheres cumpram todas as obrigações da maternidade? É possível. As exigências e cobranças sempre são maiores no caso das mães, e isso não muda com a idade. As mães sempre são cobradas e culpabilizadas, tenham elas 20, 30, 40 ou 50 anos.

+ sobre o tema

Após comentários sobre estupro coletivo, estúdio rompe com desenhista brasileiro

Allan Goldman, que costumava colaborar com a DC Comics...

De que maneiras você, mulher magra, já me oprimiu

De que modo você já me machucou, já me...

Alunos acusam universidade de ‘machismo’ após demissão de professoras em SP

A demissão de seis professoras do curso de comunicação...

para lembrar

48% dos jovens acham errado mulher sair sem o namorado, diz pesquisa

Foram consultadas 2.046 pessoas entre 16 e 24 anos...

Mulheres Homens e Homens Mulheres

Estou tentando entender quais são as diferenças entre homens...

No Rio, ONU Mulheres promove debates sobre gênero, racismo, maternidade e tecnologia

Ativistas, pesquisadoras, blogueiras, “youtubers” e artistas agitaram o Museu...

ONU: preconceitos contra as mulheres persistem

Os preconceitos sexistas "arraigados" nas sociedades não diminuíram nos...
spot_imgspot_img

Machismo e patriarcado afetam não só as mulheres, mas também os homens e a crianças

O Projeto de Lei (PL) nº 1974/2021, de autoria da Deputada Sâmia Bomfim (PSOL/SP) e do Deputado Glauber Braga (PSOL/RJ), cuja tramitação pode ser...

Luedji Luna e Margareth Menezes amplificam as vozes das mães pretas do Brasil em show no Rio

♪ DOCE MARAVILHA – Com programação pautada por encontros e orquestrada pelo curador Nelson Motta sem os vícios de escalação de eventos similares, a primeira edição...

Mais de 12 mil crianças nascidas no último ano foram registradas sem o nome do pai na Bahia

A Bahia tem 12.282 mil recém-nascidos que foram registrados sem o nome do pai entre agosto de 2022 e julho de 2023, de acordo...
-+=