Empreendimento show de bola: futebol feminino é coisa de família

Mãe de gêmeas cria empreendimento para realizar sonho das filhas a seguirem futebol feminino. Vênus Andrade, mãe solo, moradora do bairro de Narandiba, Salvador (BA), cria loja virtual sobre estética negra, ‘Maria´s moda Black’, um nome com muitos significados e com um propósito ancestral que trás como cargo chefe financiar a carreira das atletas na Europa.

Em 2019, Vênus criou seu empreendimento que leva o nome das Marias, as gêmeas, Maria Clara e Maria Eduarda. Sendo bem aceita nas redes, Vênus sentiu que precisava dá mais visibilidade ao talento delas no esporte, foi então que no inicio do (2021), decidiu lançar a coleção “Boleiras”, uma estamparia de roupa para meninas e mulheres, com expressões baianas usadas no futebol feminino, onde as modelos e as inspirações são as próprias filhas.

Foto: Divulgação

Desde a infância, as jogadoras Maria Clara e Maria Eduarda, ganharam a paixão pelo futebol. Foram anos de estudo, dedicação e parceria com sua mãe, que por sua vez, sempre se fez presente na trajetória da dupla, seja na luta árdua contra o racismo e machismo em ambientes escolares e familiares, seja por acreditar no potencial das gêmeas. Hoje aos 18 anos e com passagens pelo Bahia, Vitória e Lusaca, as Maria´s buscam no empreendimento da mãe a oportunidade de seguirem na profissão.

Com a pouca valorização do futebol feminino, elas decidiram que precisavam se ariscar, agora em ares Europeus. Os valores arrecadados com as vendas da coleção Boleiras, que já se encontra disponível no site e nas redes da loja, serão aplicadas na carreira das atletas que em setembro desse ano, pretendem se mudar para seguirem sonhando e brilhando duplamente no futebol feminino.

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

12 frases que precisamos parar de falar para os meninos urgente

“Engole o choro porque homem não chora.” Por Iran Giusti Do...

Tua amizade não compra o meu silêncio.

Eu conheci o silenciamento bem cedo. Desde minha infância...

Joséphine Baker será a primeira mulher negra a entrar no Panteão

A artista franco-americana Joséphine Baker (1906-1975) entrará para o...

Sobre Justiça e Liberdade: E a Liberdade finalmente encontrou a Justiça

Pode ter sido apenas um sonho, pensei ao acordar. Me...

para lembrar

Mc Soffia: “Todo tipo de racismo só me fortalece”

Apesar da pouca idade, a cantora muito mais conteúdo...

Capital, desigualdades e branquidade: Um alfabetário heterodoxo

É quase certo que conceituar fragmentariamente o capital só...

Mulher julgada duas vezes por dar à luz bebê morto é absolvida em El Salvador

Um tribunal de El Salvador absolveu nesta segunda-feira (19) Evelyn Hernández,...

Jovem é agredido e diz ser vítima de homofobia durante show sertanejo: ‘Medo de morrer’

Organização diz que seguranças agiram após o jovem exibir...
spot_imgspot_img

A médica brasileira que lutou por negros nas universidades muito antes da Lei de Cotas

"Dizemos com muito orgulho e responsabilidade: nós somos brasileiros vivos. Não queremos mais, queremos o igual", discursou a médica Iracema de Almeida (1921-2004) na...

Me Too Brasil recebeu denúncias de assédio sexual contra Silvio Almeida

A organização Me Too Brasil afirmou nesta quinta-feira que o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, foi acusado de assédio sexual. Em nota, o...

“Minha literatura convoca todo mundo”, afirma Conceição Evaristo

Conceição Evaristo se emociona escrevendo. Chora, precisa levantar e retomar o fôlego ao fim de uma cena particularmente dolorosa. Edifica os personagens como quem...
-+=