Empreendimento show de bola: futebol feminino é coisa de família

Mãe de gêmeas cria empreendimento para realizar sonho das filhas a seguirem futebol feminino. Vênus Andrade, mãe solo, moradora do bairro de Narandiba, Salvador (BA), cria loja virtual sobre estética negra, ‘Maria´s moda Black’, um nome com muitos significados e com um propósito ancestral que trás como cargo chefe financiar a carreira das atletas na Europa.

Em 2019, Vênus criou seu empreendimento que leva o nome das Marias, as gêmeas, Maria Clara e Maria Eduarda. Sendo bem aceita nas redes, Vênus sentiu que precisava dá mais visibilidade ao talento delas no esporte, foi então que no inicio do (2021), decidiu lançar a coleção “Boleiras”, uma estamparia de roupa para meninas e mulheres, com expressões baianas usadas no futebol feminino, onde as modelos e as inspirações são as próprias filhas.

Foto: Divulgação

Desde a infância, as jogadoras Maria Clara e Maria Eduarda, ganharam a paixão pelo futebol. Foram anos de estudo, dedicação e parceria com sua mãe, que por sua vez, sempre se fez presente na trajetória da dupla, seja na luta árdua contra o racismo e machismo em ambientes escolares e familiares, seja por acreditar no potencial das gêmeas. Hoje aos 18 anos e com passagens pelo Bahia, Vitória e Lusaca, as Maria´s buscam no empreendimento da mãe a oportunidade de seguirem na profissão.

Com a pouca valorização do futebol feminino, elas decidiram que precisavam se ariscar, agora em ares Europeus. Os valores arrecadados com as vendas da coleção Boleiras, que já se encontra disponível no site e nas redes da loja, serão aplicadas na carreira das atletas que em setembro desse ano, pretendem se mudar para seguirem sonhando e brilhando duplamente no futebol feminino.

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Caso Pâmela retrata a impunidade dos crimes contra as mulheres

Jovem, queimada pelo ex-namorado, morreu em junho vítima das...

Por que o sucesso destas mulheres negras incomoda tanto?

Taís Araújo, Maju Coutinho, Cris Vianna e, agora, Sheron...

para lembrar

Alagoas: Casal homossexual é morto com requintes de crueldade

Casal homossexual é encontrado morto com dedos cortados e...

Mulher só ganha mais que homem quando ela é branca e ele é negro

Brasileiras recebem 27% a menos do que eles; e...

Violência doméstica e os precipícios do machismo

Nas janelas, lenços brancos denunciam opressão. Surgem redes solidárias....

Não sou carro pra ser rodada

Há muito tempo ouvi dizer que “fulana é rodada”,...
spot_imgspot_img

Aborto legal: ‘80% dos estupros são contra meninas que muitas vezes nem sabem o que é gravidez’, diz obstetra

Em 2020, o ginecologista Olímpio Moraes, diretor médico da Universidade de Pernambuco, chegou ao hospital sob gritos de “assassino” porque ia interromper a gestação...

O que está em jogo com projeto que torna homicídio aborto após 22 semanas de gestação

Um projeto de lei assinado por 32 deputados pretende equiparar qualquer aborto realizado no Brasil após 22 semanas de gestação ao crime de homicídio. A regra valeria inclusive para os...

Moraes libera denúncia do caso Marielle para julgamento no STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou nesta terça-feira (11) para julgamento a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra...
-+=