IMS Convida para conversar, com Alan Costa e Erica Malunguinho

Segunda (7 de junho), às 18h, pelo Facebook e YouTube do IMS.

Na segunda-feira (7 de junho), às 18h, acontece o segundo encontro online da série IMS Convida para conversar. O bate-papo contará com a participação de Alan Costa, do Coletivo Afrobapho, e da deputada e educadora Erica Malunguinho. O evento será transmitido ao vivo pelos canais de Facebook e YouTube do IMS.

Na conversa, apresentada e mediada por João Fernandes, diretor artístico do IMS, Erica Malunguinho deve relacionar seu olhar e suas indagações, como arte-educadora e performer, com as obras produzidas pelo Afrobapho para o programa IMS Convida, entre agosto e setembro do ano passado. 

Entre abril e dezembro de 2020, o IMS comissionou 171 artistas, individuais e coletivos, para que produzissem projetos para o Convida, um programa de incentivo à criação artística – no âmbito das áreas da fotografia, do cinema, da música, da literatura, das artes visuais e do desenho gráfico –, concebido para vigorar durante o período da quarentena. Um vasto acervo de trabalhos está disponível no site e nas redes sociais da instituição, constituindo um documento significativo desses tempos de pandemia, e igualmente representativo das questões tão essenciais de diversidade e identidade de raça, gênero, região, contexto social e cultural no Brasil contemporâneo.

O Convida é agora objeto do programa de encontros online de reflexão e discussão crítica IMS Convida para conversar, que começou no dia 4 de maio de 2021. Sobre os participantes

Alan Costa 

 É ativista interseccional dos movimentos negro e LGBTIA+. Atuou como mobilizador social em projetos da Anistia Internacional. Também é o idealizador do Coletivo Afrobapho – formado por jovens negros LGBTIA+ da Bahia, que utilizam as artes integradas como forma de mobilização social.

Coletivo Afrobapho 

Formado por jovens negros LGBTIA+ da periferia de Salvador, Bahia, que utilizam as artes integradas como ferramenta de mobilização e sensibilização social. Através de produções audiovisuais e performances artísticas, abordam numa perspectiva antirracista, questões de estética e dissidências de sexualidade e gênero.

Erica Malunguinho

É educadora, artista plástica e política brasileira. É filiada ao PSOL, Partido Socialismo e Liberdade. Em 2018, foi eleita deputada estadual por São Paulo, sendo a primeira mulher transexual da Assembleia Legislativa de São Paulo. 

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Michelle Obama faz visita surpresa ao Haiti antes de ir ao México

Michelle Obama fez uma visita surpresa ao Haiti nesta...

Nelson Mandela é hospitalizado na África do Sul

A Fundação Mandela informou ontem que o ex-presidente...

Angela Maria, rainha do rádio, morre aos 89 anos

A cantora Angela Maria, uma das rainhas do rádio,...

Projeto leva mestres de comunidades tradicionais às universidades

Presente em cinco instituições de ensino, Encontro dos Saberes...

para lembrar

Perseguidor de Halle Berry é preso

Halle Berry pode respirar aliviada. O homem que invandiu...

Dono do melhor disco do ano, Rincon Sapiência lança a sensacional “Afro Rep”; assista

O rapper lançou seu primeiro álbum de estúdio, Galanga...

Circuito Musical Palmares evidencia história da cultura afrodescendente no Brasil

Augusto do Nascimento Uma mistura de linguagens artísticas para narrar...
spot_imgspot_img

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=