Pallas Editora lança “Edith e a Velha Sentada”, de Lázaro Ramos, para as crianças

A começar pelo nome, notadamente de alguém mais velho, Edith é uma criança singular: não é criativa nem curiosa, menor vontade de fazer amigos e, pasme, jamais teve que lutar contra aquele bicho carpinteiro que faz com que a galerinha de nove anos só sossegue de verdade na hora de dormir. Esse é apenas o ponto de partida do livro “Edith e a Velha Sentada”, escrito pelo ator Lázaro Ramos. A história infantojuvenil ganha agora edição da Pallas Editora, com ilustrações do premiado Edson Ikê.

Dona Elenita, a mãe, trabalhava arduamente para sustentar a vida das duas e não lhe sobrava muito tempo para se dedicar mais amiúde à Edith. O pai foi tentar a vida em outro país e a saudade que sentia dele era tão grande que o melhor a fazer era evitar sentimentos. Por isso, Edith focava nas telas da TV e do computador, em vez de mirar nos olhos da mãe ou de algum coleguinha da escola ou da rua para uma troca emotiva. E a menina simplesmente não sabia brincar!

Um belo dia, uma vizinha meteu a colher onde não devia, mas acabou fazendo um bem para Edith. Ela indagou sobre esse seu comportamento apagado: “Será que essa menina tem uma velha sentada dentro da cabeça?”, cutucou com a vara curta. Ao ouvir a conversa dos adultos, ela julgou ter descoberto a razão de tanto tédio e resolveu procurar em qual lugar do seu cérebro essa velha estaria fincada, atrapalhando a sua infância, sem nem mesmo ter sido convidada!

E assim começa uma viagem pelo seu corpinho pequeno. Ao vasculhar orelha, boca, nariz, pele, olhos atrás dessa maldita velha que impede a faísca da alegria que toda criança tem, Edith explora os cinco sentidos com as suas ideias e começa a se perceber de outra forma. Essa história virou peça em 2014, com direção do próprio Lázaro. Recomendado para crianças a partir de 9 anos, o livro tem 64 páginas bem fáceis de serem lidas e será vendido por R$ 49.

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

O racismo como polêmica escolar

ERICA BARBOSA BAIA FERNANDA MARQUES DE ALMEIDAROSIANE MACHADO...

MEC cria ‘Enem’ para professores

Primeira prova deverá ser realizada em 2011. Participação de...

Núcleo da UNEB oferece curso sobre história e culturas africanas e afro-brasileira

O Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em...

Estudantes negros são menos de 10% nas universidades federais

Em 2003, pesquisa mostrava que taxa não chegava a...

para lembrar

Lázaro Ramos substitui José Wilker na transmissão do Oscar

Lázaro Ramos foi escalado pela Globo para substituir José...

Dream Team do Passinho lança novo clipe com direção de Lázaro Ramos

Depois de conquistarem o Brasil com o single de...

Taís Araújo e Lázaro Ramos estão entre negros mais influentes do mundo

O casal de atores brasileiros Taís Araújo e Lázaro...

Deportação forçada de ‘Medida Provisória’ não tem nada de ficção no Brasil

É seguro dizer que "Medida Provisória", primeiro longa-metragem dirigido...
spot_imgspot_img

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga caiu no chão, eu levantei ela pelo cabelo. Depois a gente riu e depois a...

Taís Araújo e Lázaro Ramos participam de evento com Oprah Winfrey: “Vai ser lindo”

Taís Araújo já está a caminho do evento que participará ao lado de Oprah Winfrey. Nesta quarta-feira (10), a atriz surgiu em um carro...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...
-+=