Jornada visa acelerar negócios de moda da zona leste de São Paulo

A pandemia de Covid-19 causou impactos significativos para micro e pequenos empreendedores. Segundo levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) feito em parceria com a Fundação Getulio Vargas, 82% dos microempreendedores individuais (MEI) tiveram quedas de faturamento em virtude da pandemia de Covid-19. Profissionais da área da moda representam um caso emblemático. Ainda de acordo com o Sebrae, 85% dos pequenos negócios da moda reportaram queda no faturamento mensal nesse mesmo período.

Ainda assim, esse setor mostra-se promissor: segundo a Agência São Paulo de Desenvolvimento (AdeSampa), a atuação nesse ramo é uma das vocações vistas na zona leste de São Paulo. É sobre esse panorama que pretende atuar o Modela, projeto organizado pela Emperifa, empresa especialista em gestão da criatividade para negócios periféricos da indústria criativa, e Casulo, consultoria de inovação e empreendedorismo atuante no desenvolvimento de empreendedores e negócios de impacto.

O projeto, que conta também com apoio da Fundação Tide Setubal, Instituto C&A e Fundação Arymax, consiste em uma jornada de aceleração de pequenos e microempreendedores do universo da moda atuantes na zona leste de São Paulo, para facilitar o acesso às dinâmicas econômicas relacionadas a essa cadeia de modo duradouro e sustentável. Outro ponto a ser considerado diz respeito à geração de empregos – diretos e indiretos – e de oportunidades nas regiões onde esses empreendedores atuam.

Além de auxiliá-los a estruturar e integrar a gestão do negócio à da moda, a iniciativa visa mostrar soluções para:

  • Fortalecer a identidade empreendedora;
  • Aumentar as vendas;
  • Consolidar proposta de valor e diferenciação;
  • Apoiar na transição para o digital.

De acordo com Bia Ferreira, sócia da Casulo e gestora de cronograma e comunicação do Modela, negócios com menor capacidade de adaptação e gestão mais fragilizada são os que mais sofrem em tempos de incertezas, como o da crise econômica decorrente da pandemia, “e isso acontece por uma falta de acesso histórico ao conhecimento, ferramentas de gestão e práticas de inovação. Portanto, acreditamos que levar conhecimento em gestão e ferramentas de inovação, de maneira simples e acessível, torna esses empreendedores e, consequentemente, seus negócios mais adaptáveis e resilientes.”

Como será a jornada?

O Modela fará, no primeiro momento, um bootcamp de três semanas, ou seja, uma seleção de 30 empreendedoras(es) para uma imersão em gestão da moda na prática. A etapa, que contará com quatro imersões divididas em duas semanas, uma reunião de acompanhamento individual e um encontro de fechamento com a seleção de 12 negócios, terá ênfase no desenvolvimento de aspectos como identidade e criatividade, prática de vendas: valorizando os produtos de moda, presença no ambiente digital e planejamento essencial – gestão do tempo, recursos e produtos.

Em seguida, a aceleração dos 12 empreendimentos selecionados no bootcamp consistirá, durante três meses, em um programa extensivo de três meses de capacitação em gestão do negócio voltada à moda e à criatividade, juntamente a um programa de assessoria individual, para fortalecê-los e torná-los mais competitivos.

Por fim, esses mesmos 12 negócios passarão por acompanhamento trimestral durante um ano. O objetivo dessa etapa é monitorar o desenvolvimento deles durante esse período, solidificar a cultura de gestão e planejamento e seguir gerando oportunidades de conexão com parceiros.

Vale dizer que os 30 negócios selecionados para o bootcamp de três semanas receberão aporte de R$ 500 para democratizar o acesso ao programa, cobrir custos invisíveis e incentivar a participação. Ainda, serão repassados R$ 5 mil para os 12 empreendimentos que passarem pela aceleração.

Para Mariana Almeida, superintendente da Fundação Tide Setubal, “o Modela mostra um caminho para apoiar microempreendedores conforme tendências e particularidades observadas no território de atuação. O apoio à potência desses profissionais em conformidade com as características vistas na região poderá, mais do que trazer benefícios em curto prazo, estimular o crescimento econômico dessa área e representar ganhos para a população lá inserida.”

Como se inscrever?

Acesse o site do Modela para inscrever-se no projeto. Confira também o perfil no Instagram para conferir mais informações.

+ sobre o tema

Site ironiza desespero da Veja com capas fantasiosas em véspera de eleição

Veja vira meme na internet após última tentativa de...

Morador de rua queimado enquanto dormia tem estado de saúde estável

De acordo com depoimentos, Edivan foi atacado por...

Você e sua Mama !

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de...

para lembrar

Atual projeto de nação não tem lugar para povos indígenas, diz indígena e doutor em antropologia

Após manifesto de funcionários da Funai por um plano de ...

Desigualdade regional e xenofobia: a combinação perversa do crescimento capitalista brasileiro

As manifestações públicas e violentas na forma de agressões...

Litigância Internacional

A Assessoria Jurídica do Geledés para casos de discriminação...
spot_imgspot_img

Comissão Arns apresenta à ONU relatório com recomendações para resgatar os direitos das mulheres em situação de rua

Na última quarta-feira (24/04), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, em parceria com o Movimento Nacional...

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...
-+=