De consciência, orgulho e afeto

Neste 20 de novembro, faz 50 anos que um grupo de negros brasileiros plantou, em Porto Alegre, a semente do Dia da Consciência Negra. A data do assassinato, em 1695, de Zumbi dos Palmares — tornado ícone do quilombo que, da Serra da Barriga (AL), encarnou o sonho (ainda vivo) de liberdade e bem-estar do povo preto — foi escolhida como contraponto ao 13 de maio de 1888, efeméride de uma alforria concedida, que escondeu resistência e protagonismo negros. Ainda nos anos 1970, o Movimento Negro Unificado (MNU) incorporou a data a manifestações, primeiramente em São Paulo e, na sequência, Brasil afora. Em 2003, a Lei nº 10.639, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileiras, inseriu o Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar.

O texto entrou para o rol da legislação brasileira nunca plenamente aplicada, resiste pelo trabalho, muitas vezes solitário, de professoras, diretoras de escola e ativistas, a maioria negras, como atesta Cida Bento, psicóloga social à frente do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert), que, em sete edições do Prêmio Educar para a Igualdade Racial e de Gênero, formou um banco de 3 mil boas práticas em 1.100 municípios brasileiros. Para o ano que vem, está confirmada a oitava.

— No acervo que reunimos, sempre me chamou a atenção o fato de que são as professoras que mantêm a lei viva, num trabalho de resgate da História para fortalecer a autoestima da criança negra, além de combater o racismo. Quando perguntamos o que aprenderam, elas mencionam a mudança no saber pedagógico, nas formas de ensinar e, principalmente, a importância do trabalho coletivo — conta.

O testemunho de Cida Bento vai ao encontro de emoções que experimentei neste novembro. No primeiro sábado do mês, fui presenteada com a inauguração de uma biblioteca com meu nome na sede de uma organização social liderada por mulheres negras no Morro da Congonha, em Madureira, subúrbio carioca. O projeto Favelivro, sob curadoria da incansável Verônica Marcílio, multiplica espaços de leitura, arte e cultura em comunidades do Rio e os batiza com nome de personalidades locais. Sábado, 27, será a vez da jornalista e escritora Míriam Leitão, eternizada numa sala em Higienópolis-Manguinhos.

Na sexta-feira passada voltei à Escola Municipal Embaixador Barros Hurtado, em Cordovil, a convite da professora Monica Aniceto Barros, de língua portuguesa, e da diretora Carla Brandão, para falar aos alunos sobre inclusão e combate ao racismo, educação e identidade negra. Participei da inauguração de um auditório com meu nome, o mesmo em que pisei, três anos atrás, ainda incompleto. Encontrei uma escola bem cuidada, pintada de azul e amarelo; muitas alunas negras com cabelos crespos e cacheados; estudantes do 6º ao 9º ano com perguntas elaboradas sobre intolerância religiosa, potência do subúrbio e valor da escola pública.

E conheci Mikaela Marinho Moura, adolescente de 14 anos, candomblecista e passista de escola de samba, transformada pela educação antirracista que recebeu na Embaixador. Dois anos atrás, contou a professora Monica, era chamada de “pretinha sambista”, provocação limitadora e racista que a oprimia e drenava a capacidade de aprendizado.

— Nas aulas, passei a trazê-la para as discussões sobre textos de autores negros. Passei a dar exemplos usando músicas que ela conhecia. Por um período, achou que não poderia sambar, porque isso diminuía. Novamente, foi preciso explicar que ela poderia ser o que quisesse. Agora, temos uma aluna sambista e com notas boas. Em um ano, saiu de conceito I(nsuficiente) para B(om) — contou a professora.

Mikaela, com o colega João Victor, se apresentou ao som do samba que a Beija-Flor de Nilópolis levará à Sapucaí em 2022. O enredo, “Empretecer o pensamento é ouvir a voz da Beija-Flor”, enaltece a produção intelectual de mulheres e homens africanos ou descendentes, do psiquiatra e filósofo Frantz Fanon às escritoras Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo. Tema e hino são a base de projeto que a porta-bandeira Selminha Sorriso, diretora cultural da agremiação, apresentou à Secretaria de Educação de Nilópolis. A intenção é apresentar aos estudantes a história das celebridades locais, que forjaram comunidade e escola de samba.

No início do ano, a Secretaria municipal de Educação do Rio criou a Gerência de Relações Étnico-Raciais (Gerer), com equipe de professores que já atuavam com a pauta antirracista nas práticas pedagócicas.

— A intenção é pensar e articular ações de caráter transversal e intersetorial. O projeto da professora Monica é exemplo de como as relações étnico-raciais podem ser praticadas no cotidiano escolar. Ela conseguiu caminhar levando outros professores a embarcar nessa pauta. Não é um projeto pontual ou que aconteça apenas em novembro. É uma pauta entranhada na escola. E, só de ver a felicidade dos alunos, sabemos que é o caminho certo — comentou Luciana Guimarães, assistente na Gerer.

Se no Planalto a tônica é destruição, do território das escolas, das organizações da sociedade civil, das instituições culturais, brotam iniciativas que hão de salvar a educação brasileira. Há consciência, orgulho, afeto.

+ sobre o tema

RACISMO na UNB

No dia 22 de novembro de 2010, eu, Letícia...

SBT está sendo acusado de racismo

O SBT está sendo criticado por internautas após veicular...

O Julgamento dos usos e costumes da política da república Brasil

por Sérgio Martins Após aprovação do impeachment do presidente Collor...

para lembrar

Salvador e região já somam mais de 100 homicídios em 19 dias de janeiro

Dados estão no site da Secretaria de Segurança Pública...

Fã de Fernando Alonso, que se pintou de preto, nega ser racista

Toni Calderon, um dos torcedores que se pintou de...

“O Brasil não pode repetir com os refugiados o erro da escravidão”

O advogado Pitchou Luambo, de 34 anos, é um...

Jornalista do DF tem foto publicada em post falso na web: ‘Vende-se bebê’

Polícia apura 'crime pela internet'; vítima diz identificar racismo...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=