Chance de um negro ser morto pela polícia no Ceará é 7 vezes maior do que um branco, diz estudo

Enviado por / FonteDo G1

Análise considera dados de 2020, mas indica alta subnotificação na raça dessas pessoas mortas.

A chance de uma pessoa negra ser morta em intervenções policiais no Ceará é sete vezes maior do que a de uma pessoa branca, segundo um estudo realizado pela Rede de Observatórios da Segurança. Ao todo, das 39 pessoas que tiveram raça indicada nos relatórios, 34 eram negras e 5, brancas.

O relatório “Pele-alvo: a cor da violência policial” analisou dados de mortes por intervenção policial em sete estados, incluindo o Ceará. Para os pesquisadores que montaram o estudo, o boletim “revela o impacto do racismo policial”.

Na análise feita pelos pesquisadores, 145 pessoas foram mortas por agentes da segurança em 2020, frente a 136, em 2019, o que representa um aumento percentual de 6,6%. Contudo, nos dados do ano passado, das 145 pessoas mortas, 106 não tinham indicação racial.

Para os analistas, isso representa uma “omissão, que demonstra outra face do racismo”.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) disse, em nota, que “está em fase de conclusão um estudo que tem o objetivo de aperfeiçoar os critérios para a coleta de dados de raça“. Segundo a pasta, atualmente, isso é feito com o auxílio de familiares das vítimas.

“Em razão da importância de se fazer uma coleta verossímil e disponibilizar dados confiáveis, a pasta reforça que trabalha de forma incessante para refinar seus indicadores criminais, uma vez que os dados são utilizados para orientar o trabalho das forças de segurança e são relevantes para formulação de políticas de segurança pública”, afirmou a Secretaria em nota.

Para o estudo, “trata-se de 106 vítimas ‘incolores’, ou seja, uma quantidade bastante expressiva, quando levamos em consideração o peso que a raça possui no modo como a abordagem policial é realizada”, afirmam.

+ sobre o tema

Barbie não me representa

Esperança Garcia, Maria Firmina dos Reis, Enedina Alves Marques, Antonieta de Barros....

A lógica da tolerância com o racismo

Por Weden Era uma vez um país que acreditava viver...

Menina de 13 anos é baleada e morre em Acari, na Zona Norte do Rio

Cinco dias após a morte da menina Maria Eduarda...

para lembrar

A sua amiga negra

A eleição das deputadas Joacine Katar Moreira, Beatriz Gomes...

Justiceiros assassinaram com 20 tiros um homem que era inocente

  A acusação não comprovada de estupro de...

Sonho Olímpico

Nesta semana, começam as Olimpíadas no Rio de Janeiro....

6 Livros sobre Racismo que todo mundo deveria ler

O racismo é um tema muito importante em todo...
spot_imgspot_img

Número de pessoas mortas pela PM paulista cresceu 138% no 1º trimestre

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo mostram que o número de pessoas mortas por policiais militares em serviço no...

Livro continua a ser o melhor investimento de uma pessoa

Em janeiro de 2017, o mundo já era bastante confuso e acelerado. Mal sabíamos o que o futuro nos reservava. Parece até que estou falando...

Seu antirracismo é de fachada?

"Eu não tive a intenção, agora entendo que minhas atitudes são consequências do racismo estrutural." Não foram exatamente essas as palavras que uma cantora branca de sucesso...
-+=