Jogador do Cádiz é alvo de racismo no Campeonato Espanhol e repreende agressor

Enviado por / FonteDo ge

Carlos Akapo saía de campo após ser substituído, quando torcedor do Granada fez gesto imitando macaco. Jogador parou e o repreendeu. Granada anuncia investigação

O zagueiro Carlos Akapo, do Cádiz, foi alvo de racismo em jogo contra o Granada, nesta segunda-feira, pelo Campeonato Espanhol.

Ao ser substituído no segundo tempo, Akapo deixou o campo pela linha de fundo e passou perto de torcedores do Granada. Um deles fez gestos imitando um macaco. Akapo viu, parou na frente dele e o repreendeu.

– É preciso erradicar o racismo. É lamentável que em 2022 haja atos assim em um campo de futebol. É preciso dar exemplo também na arquibancada. Sei que foram quatro idiotas, mas não podemos dar esse exemplo às crianças e a todas as pessoas – disse Akapo nas redes sociais.

Após o jogo, que terminou empatado em 0 a 0, o Granada divulgou uma nota oficial condenando o ato e afirmou que iniciará uma investigação sobre o ocorrido.

– O Granada condena energicamente todo ato de racismo e não irá tolerar em seu estádio nenhum comportamento que reflita uma atitude intolerante ou discriminatória com os jogadores ou torcedores que vão a nosso estádio – diz um trecho do comunicado.

Akapo nasceu em Elche, na Espanha, mas defende a seleção da Guiné Equatorial desde 2013. Ele está no Cádiz desde 2019. Antes, passou por Numancia, Valencia e Huesca.

Akapo disputa a bola com Neva, do Granada, durante jogo do Cádiz (Foto: EFE)

Confira o comunicado completo do Granada:

“O Granada condena energicamente todo ato de racismo e não irá tolerar em seu estádio nenhum comportamento que reflita uma atitude intolerante ou discriminatória com os jogadores ou torcedores que vão a nosso estádio.

O clube iniciou uma investigação e tomará as medidas pertinentes para punir com firmeza estas condutas, que não representam os valores do Granada nem de seus torcedores.

O Granada mantém tolerância zero diante de todo tipo de manifestações racistas e orgulha de uma torcida que sempre mostrou respeito com os clubes e torcedores rivais.”

Foto em destaque: Reprodução/ ge

+ sobre o tema

Tortura em supermercado expõe prática comum entre seguranças

Januário nem crime cometeu. Foi levado ao quartinho escuro,...

Ex-policial Derek Chauvin é condenado a 22 anos e meio de prisão pela morte de George Floyd

O ex-policial Derek Chauvin foi sentenciado a 270 meses (22,5 anos)...

Da educação à política, as cotas antirracistas são necessárias

Não é de hoje que a população negra sofre...

Juventude e vida associativa nas periferias de São Paulo

por Gilberto Geribola Moreno no Scielo versão impressa ISSN 0103-4979versão On-line ISSN 1983-8239 Cad. CRH vol.31 no.84 Salvador set./dez. 2018 INTRODUÇÃO Este artigo tem...

para lembrar

ONU diz que polícia brasileira mata 5 por dia; maioria é afrodescendente

A Organização das Nações Unidas (ONU) acusa a polícia...

Governo de SP lança campanha contra o racismo

Parceria entre o governo Geraldo Alckmin (PSDB) e a...

Dirigente é denunciado à polícia por ofensas racistas no hóquei sueco

Diretor do Lulea teria chamado jogador adversário de 'negro...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=