Cidinha da Silva lê trechos de ‘Quarto de Despejo’ em nova série de vídeos

Enviado por / FonteFolha de São Paulo

Uma das curadoras do projeto 200 anos, 200 livros, a escritora incluiu o livro de Carolina de Jesus entre suas recomendações

“Carolina Maria de Jesus é um clássico dos anos 1960 e, finalmente, começa a se consolidar nesse lugar”, diz a escritora Cidinha da Silva, 55, autora de “Um Exu em Nova York” e editora na Kuanza Produções.

Ela conta que tinha 24 anos quando leu “Quarto de Despejo” pela primeira vez. À época, atuava no Geledés – Instituto da Mulher Negra, instituição que presidiu entre 2000 e 2002. “Então sabia bem como o racismo operava, estava preparada para decodificá-lo.”

Não à toa, a escritora escolheu, para a sua leitura neste vídeo, um trecho em que Carolina narra um dia no cotidiano da favela do Canindé, onde morava. O fragmento expõe não só as violências que atingiam a protagonista como também o modo como ela observava as personagens à sua volta.

“O sentimento mais nítido que tive foi o de perceber como a estrutura racista manipulou Carolina para expor suas condições de vida miseráveis à sanha dos abutres”, reflete Cidinha. Veja o vídeo abaixo.

Cidinha foi uma das intelectuais convidadas a compor o conselho curador do projeto 200 anos, 200 livros, uma parceria da Folha com a Associação Portugal Brasil 200 anos e com o Projeto República (núcleo de pesquisa da Universidade Federal de Minas – UFMG). A iniciativa visa indicar 200 obras importantes que expliquem o país.

As três indicações de Cidinha entraram para a lista final: além de “Quarto de Despejo”, “Escritos de uma Vida”, de Sueli Carneiro, e “Literatura e Afrodescendência no Brasil: Antologia Crítica”, de Eduardo de Assis Duarte e Maria Nazareth Soares Fonseca.

“Trata-se de uma grande intérprete do Brasil, que tinha o sonho de escrever, que tinha um projeto literário e lutou por ele. Para mim, este é seu maior legado”, afirma a escritora.

Este é o primeiro vídeo de uma série realizada pela TV Folha no âmbito do projeto 200 anos, 200 livros. Os demais trarão leituras de “Grande Sertão: Veredas”, “A Queda do Céu” e “Raízes do Brasil”.

+ sobre o tema

Igreja continuará satanizando direitos das mulheres? por Fátima Oliveira

O papa Francisco, num mesmo dia, 20 de setembro,...

Por uma nova masculinidade. Por que os homens continuam a matar as mulheres?

Vivemos no Brasil uma situação mais fatal do que...

Haddad promete recriar Ministério das Mulheres e promover cota de gênero na política

Plano de governo inclui propostas de Manuela D’Ávila, como...

para lembrar

Oportunidades para mulheres negras cis e trans!

Mulheres negras cis e trans: queremos vocês no nosso...

Projeto de admissão tácita de paternidade, da ex-deputada Iara Bernardi é aprovado pelo Senado

Foi aprovado na quarta-feira 04/08/2010, pelo Plenário do Senado,...

Trabalhadoras domésticas defendem criação de convenção internacional para regulamentação da profissão

Encontro intensifica mobilização da categoria nos países da América...

Dilma Rousseff enfatiza luta contra violência doméstica

A presidenta da República, Dilma Rousseff, afirmou que é preciso “reprimir...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=