‘Marte Um’ é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2023

Enviado por / FonteDa Folha de S. Paulo

Longa sobre menino negro que sonha virar astronauta vai disputar categoria de melhor filme internacional

O filme “Marte Um”, do mineiro Gabriel Martins, foi escolhido para representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2023 na categoria de melhor filme internacional.

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, responsável pela seleção, chegou à decisão na manhã desta segunda-feira. O longa-metragem concorria com “A Mãe”, “A Viagem de Pedro”, “Carvão”, “Pacificado” e “Paloma”.

Exibido no Festival de Sundance e premiado em Gramado, “Marte Um” conta a história de um menino negro no interior de Minas Gerais, cujo pai trabalha como porteiro e a mãe como doméstica, que cultiva o sonho de virar astronauta da Nasa.

A narrativa começa com a eleição de 2018 e segue, no subtexto, os anos de Jair Bolsonaro no poder, refletindo sobre as possibilidades de futuro para o Brasil.

O longa é a estreia na direção de Martins, cineasta negro ligado à produtora mineira Filmes de Plástico, uma das mais artisticamente relevantes do país hoje, responsável por obras como “Temporada” e “No Coração do Mundo”.

O Oscar, que acontece em março e tem os finalistas anunciados em fevereiro, recebe apenas uma indicação de cada país não anglófono para brigar na categoria de filme internacional.

No ano passado, o escolhido foi “Deserto Particular”, de Aly Muritiba, que seguiu uma longa história de esnobadas no Brasil na categoria —a última vez que o país apareceu na lista foi com “Central do Brasil”, em 1999.

O cinema brasileiro, contudo, já deu as caras em outras categorias, como melhor direção, com “Cidade de Deus”, melhor animação, com “O Menino e o Mundo”, e melhor documentário, com “Democracia em Vertigem”.

Leia também:

Marte Um: Nossa Negritude Reluzindo Cinema

+ sobre o tema

Feira Preta 2010

Mostra de artes plásticas, shows musicais, cinema, teatro, literatura,...

Sisterlocks, um estilo para fazer a cabeça

Tem sido cada vez mais comum ver blacks enormes,...

Hoje na História, 14 de Março de 1914, nascia Carolina Maria de Jesus

    “Eu denomino que a favela é o quarto de...

para lembrar

Oficinas Culturais propõem atividades dedicadas ao mês da Consciência Negra

As Oficinas Culturais, uma iniciativa da Secretaria de Cultura e...

CUT lança mês da consciência negra

Organização das Nações Unidas dá início, em dezembro, às...

Ilê não fará cortejo de aniversário: ‘racismo institucional’, diz Vovô

Presidente da Liga dos Blocos Afro, Alberto Pitta acusa...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=