Ana Paula Xongani relata racismo em aeroporto de Portugal: ‘Foi traumático’

Enviado por / FonteUniversa

A influenciadora Ana Paula Xongani foi às redes hoje (11) denunciar um episódio de racismo que sofreu ao chegar em um aeroporto de Portugal. No post publicado no Instagram, ela afirmou que ao desembarcar foi encaminhada para a sala da Polícia Federal, onde estavam outros seis brasileiros, segundo ela todos negros.

Ela definiu o momento como “traumático” e contou que ficou por cerca de sete horas no local, onde passou “fome, medo, angústia, ansiedade, estresse”, sem saber se poderia continuar a viagem.

“O motivo? Simples! Uma mulher, brasileira, preta e casada não coincide com a história que eles esperam. Eles não contavam que essa mesma pessoa podia ter pago sua própria viagem, possuía dinheiro, decidiu viajar sem marido e filha, estadia e principalmente liberdade para viver uma viagem de férias!”, diz o post.

Nos stories, ela destacou os olhos inchados “de tanto chorar”. Por causa da situação à qual foi submetida pela imigração do país, Ana Paula disse que acabou perdendo o segundo voo que tinha marcado.

A influenciadora, que também é colunista de Universa, contou que teve a ajuda de sua rede de apoio e destacou a atuação de um atendente do aeroporto que colaborou para que a situação fosse resolvida. Segundo ela, ele estava “disposto a descobrir” quem ela é “para além da sua imaginação estereotipada”.

Ao fim do desabafo, Xongani deixou um recado sobre a forma como o mundo, de modo geral, tem discriminado mulheres negras ao longo dos séculos.

“Se o mundo ainda não está preparado para ver potência em uma mulher preta, que tenhamos uma rede forte para nos trazer sustentação, entenderam?! […] Enfim, estamos em Portugal! Bora superar mais essa e viver o que há para viver?! A missão de me sentir uma cidadã do mundo segue em pé! Me desejem boa sorte!!!”

+ sobre o tema

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro...

para lembrar

Justiça absolve torcedores acusados de racismo e fala em ‘ira justificável’

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais absolveu dois...

78,4% já foram vítimas de intolerância religiosa em terreiros, mostra pesquisa

Levantamento inédito sobre as religiões de matriz africana no...

Seu Jorge é hostilizado e sofre ataques racistas em show em Porto Alegre

O cantor Seu Jorge foi hostilizado e sofreu ataques racistas da...

Professora chamada de ‘macaca’ em escola de SP critica descaso

A professora Ana Koteban, 41, que trabalha na rede...
spot_imgspot_img

Com a mão erguida e o punho cerrado eu grito: fogo nos eurocêntricos cientistas-cientificistas

A verdade é que esse mundo é uma Ameaça. Uma Ameaça a certas gentes. Uma Ameaça a certas não-gentes. Uma Ameaça a redes, a...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...
-+=