Aluna é condenada a indenizar professora por racismo e ameaça de agressão

Enviado por / FonteCorreio Braziliense

Caso ocorreu em Joinvile (SC). Estudante disse à docente que "odiava negros" e deverá pagar a ela indenização de R$ 1.212

Uma estudante de Joinville (SC) foi condenada pela Justiça a pagar uma indenização à sua professora negra por ameaça de agressão e por proferir insultos em sala de aula. A aluna, cuja escola onde estuda não teve o nome revelado por não ser parte envolvida no processo, disse à docente que “odiava negros” e ameaçou partir para agressão física dentro de sala de aula. “Vou quebrar a sua cara”, disse.

De acordo com o processo, as ofensas foram iniciadas depois que a professora questionou a agresora sobre a entrega de um trabalho. O juiz César Otávio Scirea Tesseroli, titular do 1º Juizado Especial Cível da Comarca de Joinville. Justificou a condenação em razão das “ameaças à integridade física” da professora. A estudante deverá pagar indenização de R$ 1.212.

A estudante chegou a alegar “falta de provas”, argumentando que foi considerado “apenas na versão apresentada pela professora”. No entanto, o juiz afirmou que cabia à aluna não apenas negar as ofensas, como também provar sua inocência diante de tais acusações.

“Tratando-se de dano moral cometido em sala de aula, não há como a requerida alegar a impossibilidade de produção de prova negativa, pois poderia ter chamado seus colegas de classe a fim de comprovarem que nada ocorreu entre as partes”, disse o magistrado.

Ao contrário da aluna, a professora arrolou outro professor como testemunha, que afirmou ter tido contato com elas depois do ocorrido, e que a estudante voltou, na ocasião, a proferir as mesmas ofensas racistas.

Ainda em sua sentença, Tesseroli destacou que “os dissabores experimentados pela autora, que teve sua honra subjetiva lesada em consequência da agressão verbal sofrida sem motivo aparente, e denegrindo a sua imagem, não podem ser considerados como uma situação corriqueira e sem repercussão nos direitos da personalidade”.

+ sobre o tema

O Racismo mata e as mulheres negras são as maiores vítimas

A sede do Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais...

Dilma Rousseff fala sobre racismo e violência contra a mulher em entrevista para Regina Casé

POR - MANU BAREM   A presidenta Dilma Rousseff fez uma...

Racismo em Portugal: “O que está um preto a fazer na polícia?”

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Portugal é alvo de...

Denúncias de racismo podem ser feitas pela internet em Araraquara, SP

Cidade é uma das primeiras a integrar o...

para lembrar

Família luta por legado de Moa do Katendê, morto há 4 anos após discussão política

A escalada de violência por intolerância política, que agora assombra...

Marcha Nacional contra o Genocídio do Povo Negro

O genocídio do povo negro está configurado na precocidade...

Sentença-relâmpago na Bahia absolve policiais por mortes do Cabula

Numa decisão com rapidez inusual para os padrões da...

Corrente do bem faz homem vitima de racismo no show do Coldplay assistir a banda em POA

Como vocês devem saber, a banda britânica Coldplay está no Brasil...
spot_imgspot_img

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...

Número de pessoas mortas pela PM paulista cresceu 138% no 1º trimestre

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo mostram que o número de pessoas mortas por policiais militares em serviço no...

Livro continua a ser o melhor investimento de uma pessoa

Em janeiro de 2017, o mundo já era bastante confuso e acelerado. Mal sabíamos o que o futuro nos reservava. Parece até que estou falando...
-+=