Programa com apoio da ONU quer garantir 3.000 lideranças negras até 2030

Plataforma já tem 170 mil profissionais negros cadastrados e que poderão passar por processos seletivos

A 99jobs colocou no ar plataforma que servirá de vitrine para o programa 10.000 Trainees Negros, que pretende, até 2030, incluir 3.000 profissionais negros em cargos de liderança em grande empresas que atuam no Brasil.

Em 2023, a expectativa de Eduardo Migliano, CEO da 99jobs, é conseguir intermediar 250 contratações por meio do programa. Numa etapa de aquecimento, 80 posições foram preenchidas ainda em 2022. A expectativa é escalar os números ano a ano, conforme mais empresas passem a participar e dar prioridade à redução das desigualdades em suas seleções.

A iniciativa é apoiada pelo Pacto Global da ONU no Brasil, dentro dos objetivos de desenvolvimentos sustentáveis (os ODS) definidos pela organização. Segundo Migliano, o pacto soube que a plataforma tinha um trabalho voltado para a redução das desigualdades nos processos seletivos e os convidou para liderar o programa.

As seleções vão usar o banco de talentos negros que vem sendo construído pela plataforma 99jobs nos últimos anos. As empresas poderão escolher entre dois tipos de processos seletivos, um exclusivo. A outra possibilidade será a organização de uma espécie de consórcio de companhias, por meio do qual as empresas fariam uma grande chamada para o programa.

Migliano diz que o diferencial deste para outras seleções específicas para profissionais negros é a inclusão de um programa de liderança, por meio do qual haverá encontros, discussões e o que a 99jobs está chamando de trilha de ancestralidade. “Até porque eles ainda vão trabalhar em organizações hegemonicamente brancas”, diz.

As vagas selecionadas por meio programa não poderão ser nos segmentos de diversidade e inclusão das empresas. Migliano diz que a ideia é garantir que esses profissionais se tornem líderes e possam ascender em todas as áreas, e não somente naquela reservada ao tema nas companhias.


Joana Cunha – formada em administração de empresas pela FGV, foi correspondente da Folha em Nova York e repórter de Mercado.

+ sobre o tema

Mulheres negras são mais vulneráveis ao desenvolvimento de miomas

Mulheres com histórico familiar, obesidade e sem filhos também...

Fátima Oliveira: Sem o SUS, o Brasil retrocederá ao tempo dos indigentes

Não é catastrofismo, mas, na toada em que vamos,...

Geledés participa do Fórum Político de Alto Nível das Nações Unidas

Em mais uma atuação relevante no cenário internacional que...

para lembrar

Uso de algoritmos em processo seletivo de emprego pode prejudicar candidatos

As máquinas tomam mais decisões sobre as nossas vidas...

Estado dos EUA aprova lei que autoriza uso da maconha para tratamento de autismo

Depois de um longo processo de desenvolvimento, debates, estudos...

Direito Civil e Escravidão com Júlio César Vellozo e Silvio Almeida

O curso discutirá as relações entre Direito Civil e...

Romário cobra de Veja multa de R$ 75 milhões

O senador Romário (PSB-RJ) anunciou que a revista Veja...
spot_imgspot_img

Confira a lista de selecionades para o curso Multimídia e Estética

Foram 101 inscrições de 16 estados diferentes do Brasil. Em uma escolha difícil, a comissão avaliadora selecionou todos os candidatos que estavam aptos, de...

‘Enem dos Concursos’ será aplicado no próximo domingo (5); confira cronograma completo

A prova do Concurso Nacional Unificado (CNU), o chamado 'Enem dos concursos", será aplicada no próximo domingo (05), em 228 municípios. O concurso oferece 6.640 vagas...

Comissão Arns apresenta à ONU relatório com recomendações para resgatar os direitos das mulheres em situação de rua

Na última quarta-feira (24/04), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, em parceria com o Movimento Nacional...
-+=