Direitos das mulheres retrocedem em todo o mundo, inclusive no Brasil, diz relatório

Enviado por / FonteUniversa, por AFP

Os direitos das mulheres registram um retrocesso em todo o mundo, dos Estados Unidos ao Brasil, passando por Afeganistão e Polônia, alertaram nesta segunda-feira (13) várias organizações, que publicaram um relatório que pede a inclusão do tema no topo da agenda diplomática.

O relatório cita retrocessos que vão desde a revogação do direito ao aborto nos Estados Unidos, passam pela deterioração da situação das mulheres durante o governo Bolsonaro no Brasil, pelas restrições para estudar e trabalhar no Afeganistão e pelos problemas de acesso a medidas contraceptivas na Polônia.

Os retrocessos nos direitos das mulheres “se multiplicam em todo o mundo”, denuncia o relatório elaborado pela Fundação Jean-Jaurès e pela organização feminista Equipop.

“Nenhuma região está a salvo” deste fenômeno que ocorre quando “grupos muito diversos unem forças contra os direitos das mulheres”, disse à AFP Lucie Daniel, da Equipop.

O relatório adverte que os movimentos que pressionam direitos “muitas vezes são resultado de alianças heterogêneas” que reúnem movimentos desde a extrema direita até grupos fundamentalistas.

“Houve um pouco de alívio depois das últimas eleições nos Estados Unidos e no Brasil”, onde os conservadores perderam, “mas a capacidade dos movimentos contra os direitos de causar danos continua forte”, disse o ativista.

+ sobre o tema

A culpa é minha

Não pode dormir na mesma cama, pode sufocar. Tem...

‘Sofri um estupro coletivo no dia do meu casamento’

Queniana Terry Gobanga foi estuprada por grupo de homens,...

Afinal, o que querem as mulheres? – Por: Patrícia Sebastiany Pinheiro

Muitas pessoas, em sua maioria homens, afirmam que as...

Políticas de promoção da igualdade racial – 1986 a 2010 de autoria de Matilde Ribeiro

A editora Garamond lançou no dia 01/12/2014 o livro...

para lembrar

30/04 – Nota da Ministra Eleonora Menicucci pelo Dia das Trabalhadoras Domésticas

O Dia das Trabalhadoras Domésticas, às vésperas do 1°...

Prefeitura manda arrancar páginas de livros escolares com união entre gays

Decisão veio após reunião entre prefeito e vereadores de...

Mulheres negras e a dor: reflexões sobre vulnerabilidade

Pensar em como vivenciamos nossas questões psicológicas, sentimentais e...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=