Apuração do Carnaval de SP tem protesto após fala racista de membro da X9

Enviado por / FonteDo UOL

Antes de divulgar as notas dadas pelos jurados para as escolas do Carnaval de São Paulo, o locutor Zulu se manifestou em tom de protesto após fala racista do presidente da X9 Paulistana, Mestre Adamastor.

Zulu leu um trecho do samba-enredo “Narciso Negro”, cantado pela Nenê de Vila Matilde no Carnaval de 1997 sobre a importância do respeito.

“Há pessoas que não respeitam, é bom respeitar. ‘Sou herança de Zumbi, sou liberdade, sou povo, sou negro, sou arte’. O poeta que disse, não foi eu não. Procure saber quem foi esse poeta. Muito importante saber quem é”, declarou o locutor.

O protesto aconteceu após a repercussão de uma fala racista do presidente da X9 Paulistana, Mestre Adamastor. A Liga de Carnaval do estado também se manifestou em tom de repúdio.

“Como organizadora de uma festa cuja identidade é essencialmente negra e enquanto representante do samba em São Paulo, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo vem a público para se opor às falas de cunho racista, manifestadas por falta de conhecimento durante o início do desfile da X-9 Paulistana, no último domingo (19)”, disse a liga em nota.

Mestre Adamastor havia convocado membros da escola de samba e pedido para eles levantarem a mãe e fecharem o punho e perguntou se eles sabiam o que significava o símbolo.

“Porr* nenhuma”, respondeu ele, que no perfil do Instagram sinaliza ser palestrante motivacional. “Se a gente não cantar, a gente tá morto com farofa. Essa é a real”, completou.

A Liga Independente das Escolas de Samba de SP ressaltou que o punho cerrado é um símbolo da luta antirracista “que expressa a unidade, a força e o orgulho do povo preto”.

“A Liga-SP não compactua com a fala equivocada de um presidente, manifestada durante o Carnaval SP 2023, e vai tomar as medidas cabíveis internamente”, afirmou a organização.

+ sobre o tema

Ao amigo Ronaldo Fraga – Por Cidinha da Silva

por Cidinha da Silva Sou fã de Ronaldo Fraga. Não...

Corpos negros e os efeitos da COVID-19

O ano de 2020 ainda estava em seus primeiros...

Desafios para a pacificação na Maré

Por:Walmyr Júnior *   Segundo as informações da...

Em nota Deputados Federais se recusam a ir a reunião de Governador do Rio

*NOTA DOS DEPUTADO FEDERAIS DO RIO* PORQUE NOS RECUSAMOS A...

para lembrar

São Caetano põe panos quentes em susposto caso de racismo

Samuel Xavier e Fábio Costa discutiram, mas se entenderam...

Aprovada cotas para negros na Pós-graduação da Sociologia da UnB, Mestrado e Doutorado

Dia Histórico no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da...

A aristocracia universitária e as cotas

Por: Dennis Oliveira Dois projetos que instituem cotas...

Jay Z comenta questões raciais nos EUA: “Preconceito é ensinado em casa”

Para o músico, o “hip-hop fez mais pelas relações...
spot_imgspot_img

Marca de maquiagem é criticada ao vender “tinta preta” para tom mais escuro de base

"De qual lado do meu rosto está a tinta preta e a base Youthforia?". Com cada metade do rosto coberto com um produto preto,...

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...
-+=