Morre a ativista negra Neilda Fabiano, que fez da arte uma luta antrirracista

Enviado por / FontePor Nataly Simões

A ativista Neilda Fabiano recebeu diversas homenagens após o anúncio de seu falecimento, feito por seu filho Anderson, em suas redes sociais. Nascida no Morro do Tuiuti, no Rio de Janeiro, a militante construiu uma longa trajetória de luta pela emancipação da população negra através de ferramentas como a cultura e a política.

De acordo com informações divulgadas pelo filho de Neilda, a militante morreu no domingo (26) e foi sepultada na terça-feira (28) no Cemitério Jardim da Saudade SULACAP, também no Rio. A causa do falecimento não foi revelada.

Em uma publicação, Anderson recordou o período em  que ele e a mãe moraram em Rio Grande, cidade no interior do Rio Grande do Sul.

“Minha mãe sempre agiu por instinto! Por intuição! Minha mãe virou ativista porque não teve escolha! A vida é dura! Foi lá que ela entendeu o que era racismo de verdade…ainda mais quando a dor era do seu filho.. Minha mãe foi um Quilombo ambulante!”, escreveu.

Neilda foi assessora da deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), que usou seu tempo em uma plenária para fazer um discurso emocionante sobre sua despedida.

“Neilda Fabiano é uma mulher negra, militante, que durante toda minha caminhada política caminhou ao meu lado e fez do meu mandato um mandato de referência, não só para a população negra como também para os artistas”, contou. 

“Ela tinha um trabalho social constante e eu não poderia deixar de lamentar e colocar o meu sentimento aos seus familiares na pessoa de seu filho Anderson Fabiano e de todos os seus familiares, dizendo que não só para nós mulheres negras que estivemos lá no seu sepultamento, mas pessoas de todas as religiões, de todos os credos e todas as raças.  Viva Neilda Fabiano”, acrescentou a parlamentar.

Em 2022, Neilda foi uma das mulheres que teve sua trajetória reverenciada pela 20ª edição do Troféu Raça Negra. O Instituto de Pesquisas das Culturas Negras (IPCN) publicou uma nota de falecimento onde se referiu à ativista como uma “brava companheira de lutas e desafios para vencer o racismo”.

+ sobre o tema

Oscar: Academia aumenta participação de mulheres e negros

Comprometida em aumentar a representatividade e diversidade de seus...

Racismo se mantém velado

Minas tem uma denúncia a cada dois dias, mas...

Umuntu ngumuntu nagabantu

Uma pessoa é uma pessoa por causa das outras...

Propaganda para o Festival de Cacao em Gana

Essa música foi feita para o festival do cacau,...

para lembrar

ONU pede fim da mutilação genital feminina

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o presidente...

Forest Whitaker entra para elenco de ‘Pantera Negra’, da Marvel

Forest Whitaker entra para elenco de 'Pantera Negra'. O ator...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=