Vestibular 2023: Unicamp tem alta de aprovados que estudaram na rede pública, e de pretos e pardos

Universidade estadual divulgou balanço nesta sexta onde diz que 1.681 dos 3.395 ingressantes fizeram o ensino médio na rede pública. Além disso, 1.019 matriculados são pretos e pardos.

A Unicamp registrou no Vestibular 2023 aumento na quantidade de estudantes aprovados que cursaram o ensino médico em unidades da rede pública, no comparativo com a edição anterior, segundo estatísticas divulgadas nesta sexta-feira (31) pela comissão organizadora (Comvest). Além disso, a universidade contabilizou alta na quantidade de negros (pretos e pardos) ingressantes.

Os resultados consideram indicadores das oito chamadas da seleção tradicional, o acesso por meio de notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a modalidade com reserva de vagas para premiados em olimpíadas de conhecimentos, o Vestibular Indígena e o Profis – curso sequencial da Unicamp para 120 estudantes que fizeram o ensino médio em escolas públicas de Campinas.

Resultados do vestibular

Entre os 3.395 ingressantes, 1.681, o equivalente a 49,5% dos matriculados, estudaram na rede pública. Na edição anterior, segundo a Unicamp, a quantidade ficou em 1.586, o que significou 47,5%.

Em relação ao grupo de estudantes pretos e pardos que vão iniciar a graduação, diz a Comvest, ele soma 1.019 matriculados, o equivalente a 30% do total. No Vestibular 2022 eram 1.017, igual a 29,3%.

O perfil socioeconômico geral não foi divulgado pela comissão organizadora, mas ela adiantou que 14,7% dos matriculados são estudantes que apresentam um perfil de vulnerabilidade e foram contemplados com isenção da taxa de isenção de R$ 192 – valor que será mantido na edição 2024.

No ano passado, este grupo foi de 13%, informou a universidade estadual. “Conseguimos não apenas estancar a queda de alunos de escolas públicas, mas aumentar a participação desse grupo entre os matriculados em 2023”, diz nota divulgada pelo diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto.

Vestibular 2024

A 1ª fase será em 29 de outubro, enquanto a 2ª está marcada para os dias 3 e 4 de dezembro e a Unicamp prevê 2.540 vagas para 69 cursos em Campinas, Limeira e Piracicaba. O período de inscrições vai de 31 de julho a 31 de agosto, por meio da página da comissão organizadora (Comvest).

Isenção

O prazo para solicitação do benefício ficará disponível no intervalo entre 15 de maio e 5 de junho, e a lista de estudantes contemplados com a gratuidade da cobrança sai em 28 de julho, informou a Comvest. Neste caso, a comissão organizadora projeta em torno de 10 mil isenções.

Habilidades específicas

A Unicamp informou que as avaliações de habilidades específicas para cursos onde há exigência desta etapa serão realizadas de 7 a 9 de dezembro.

Logística mantida e antecipação

O diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, explicou ao g1 que a prova terá o mesmo formato da edição anterior, e a Unicamp manteve inalterada a logística. Com isso, a 1ª fase será em 31 cidades de São Paulo, além de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Salvador (BA).

O calendário do vestibular foi estabelecido para evitar que as datas coincidissem com provas de outras universidades públicas de São Paulo, e com a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Segundo Freitas Neto, a 1ª fase foi antecipada para outubro para evitar coincidência com o Enem, que terá provas em 5 e 12 de novembro, e a 2ª fase foi definida considerando-se a necessidade de ter 30 dias para correções da etapa anterior, organização, e período de férias dos estudantes em janeiro.

Além da isenção da taxa, outras políticas afirmativas para elevar a inclusão social também foram mantidas pela Unicamp. Entre elas estão as cotas étnico-raciais e a aplicação de bônus às notas dos candidatos que estudaram em escolas públicas nos ensinos fundamental e médio. Veja aqui detalhes.

As provas do vestibular 2024

O formato das avaliações mantém o padrão de questões da edição anterior:

  • 1ª fase: 72 questões de múltipla escolha e prova com duração de até 4 horas;
  • 2ª fase: a avaliação é comum para todos os estudantes chamados e tem a seguinte estrutura:
  • no primeiro dia, a avaliação é comum para todos os estudantes chamados e tem a seguinte estrutura: redação, além de questões dissertativas de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, e interdisciplinares em língua inglesa;
  • no segundo dia, o exame terá perguntas dissertativas para todos convocados nas disciplinas de matemática, interdisciplinar de ciências humanas, e interdisciplinar de ciências da natureza. Além disso, serão realizadas provas de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso: área de ciências biológicas/saúde (biologia e química), ciências exatas/tecnológicas (física e química), e ciências humanas/artes: (geografia e história, incluindo filosofia/sociologia).

Calendário oficial do Vestibular 2024 da Unicamp

  • Inscrições: 31/07 a 31/08
  • 1ª fase: 29/10
  • 2ª fase: 03/12 e 04/12
  • Provas de habilidades específicas: 07/12 a 09/12

+ sobre o tema

para lembrar

Vagas eram ocupadas, mas não se viam negros

As primeiras possíveis irregularidades no uso das cotas começaram...

Dirigentes de ensino terão de fazer prova para manter cargo

Fonte: Folha de São Paulo - Foto: Stock.Xchange O governo do...

Coleção de livros grátis sobre História Geral da África

Olá leitores! A coleção de livros grátis História Geral da...

Inserir Salário-Educação no Fundeb prejudica a alimentação escolar, diz nota técnica da Campanha

Relatório, na prática, atende a demanda do Governo Federal...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=