Vai prestar Fuvest? USP tem aulas abertas e gratuitas sobre as obras literárias

Enviado por / FonteJornal da USP

Os próximos livros que serão discutidos são “Romanceiro da Inconfidência”, da Cecília Meireles, e “Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga. As datas são 14 e 28 de junho, respectivamente

Se você vai prestar as provas da Fuvest, a fundação responsável pelo vestibular da USP, sabe que a preparação para o exame inclui a leitura obrigatória de nove obras literárias. Para te ajudar, um projeto da Universidade oferece aulas gratuitas e abertas a todos. Quem explica e discute sobre os livros são professores e pesquisadores da própria USP.

A próxima aula será no dia 14 de junho, quarta-feira, sobre o livro Romanceiro da Inconfidência, da escritora Cecília Meireles. Três obras já foram temas de discussões: Quincas Borba, do Machado de Assis; Alguma Poesia, do Carlos Drummond de Andrade; e Angústia, do Graciliano Ramos.

O projeto BBM no Vestibular é organizado e realizado na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.  A biblioteca tem um acervo único sobre a história e a literatura brasileira disponível para consulta, inclusive on-line com a biblioteca digital.

Para participar da aula, é só comparecer no Auditório István Jancsó, na Rua da Biblioteca, 21, campus da USP Cidade Universitária, no bairro do Butantã, em São Paulo. O horário da aula é das 18 horas às 19h30.

A participação em presença é uma oportunidade para tirar dúvidas, conhecer a biblioteca e um dos principais campi da USP, além de encontrar outros vestibulandos, mas para quem não pode ir ou mora em outras cidades, o Jornal da USP tem uma série de vídeos no Youtube com livros de leitura obrigatória de vestibulares anteriores da Fuvest.

Calendário do projeto BBM no Vestibular

14/06 – Romanceiro da Inconfidência, Cecília Meireles
28/06 – Marília de Dirceu, Tomás Antônio Gonzaga
02/08 – Nós Matamos o Cão Tinhoso, Luís Bernardo Honwana
30/08 – Mensagem, Fernando Pessoa
27/09 – Campo Geral, Guimarães Rosa
25/10 – Dois Irmãos, Milton Hatoum

Para quem não pode ir ou mora em outras cidades, o Jornal da USP tem uma série de vídeos no Youtube com livros de leitura obrigatória de vestibulares anteriores da Fuvest.

+ sobre o tema

para lembrar

Educadores: militarização de colégios reflete falência do sistema educacional

Para estudantes de dez colégios públicos de Goiás, a...

A cor da intelectualidade

“A cor está para o Brasil como o gelo...

Michelle Obama visita África

Primeira Dama vai visitar Libéria e Marrocos do Voa Portugues A...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=