Ministério da Igualdade Racial lança mapa com eventos do mês da Consciência Negra pelo país

Enviado por / FonteDo Brasil de Fato

Movimentos e entidades podem inscrever atividades para fazerem parte da iniciativa

O Ministério da Igualdade Racial (MIR) lançou um mapa que apresenta centenas de ações em todo o território nacional neste mês de novembro, Mês da Consciência Negra. O mapa virtual, que apresenta iniciativas em todas as regiões do país, pode ser acessado clicando aqui.

O mapa é mais uma iniciativa da campanha Brasil pela Igualdade Racial, que tem o objetivo de relembrar a luta negra e mostrar a forte presença da cultura afro-brasileira nas mais diversas áreas. A ferramenta traz detalhes de cada atividade apresentada, como locais, datas, horários e responsáveis pela organização.

Entidades da sociedade civil, movimentos e órgãos de promoção da igualdade racial podem inscrever eventos para fazerem parte do mapa. Para isto, é necessário preencher o formulário disponível neste link. Cada entidade pode inscrever até cinco eventos.

Mais de 230 atividades já tinham sido cadastradas nestas primeiras semanas do mês. Entre os eventos apresentados estão rodas de conversa, palestras, atos políticos, encontros, lançamentos de livros, desfiles e outras atividades.

Um dos destaques é o Festival da Consciência Negra Zumbi e Dandara, que acontece entre os dias 17 e 19 de novembro, no Galpão da Alameda Eduardo Prado, 474, Campos Elíseos, na região central da capital paulista.

Organizado pela Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), o festival político-cultural terá muita música, culinária afro-brasileira, oficinas e exposições, e vai discutir temas como história e cultura do nosso país e os direitos dos quilombos e comunidades tradicionais de matriz africana.

+ sobre o tema

IR 2024: a um mês do prazo final, mais da metade ainda não entregou a declaração

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda...

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as...

para lembrar

Da desistência de denunciar um crime – Por: MARLOREN LOPES MIRANDA

Espero que outrosPaulões compremsuas brigas, e quenão aceitem...

Barbosa alega complô no STF, mas diz que resistirá

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa,...

Venício Lima: Stuart Hall e os estudos de mídia

Seu enorme legado intelectual deve ser celebrado embora, nos...

No fogo cruzado da guerra alheia

Fonte: Lista Racial Por José de Souza Martins ...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação de desnutrição aguda, a ONU alerta que o mundo dificilmente atingirá a meta estabelecida no...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na terça-feira que Portugal foi responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...
-+=