Abordagem a homem negro no RS: o que se sabe sobre motoboy preso após ser ferido com faca, em Porto Alegre

Enviado por / FonteO Globo

Governador do estado, Eduardo Leite determinou abertura de sindicância na corporação; Silvio Almeida e Anielle Franco se pronunciaram sobre a ação de policiais da Brigada Militar

Uma abordagem policial acabou com um homem negro detido, neste sábado, após denunciar ter sido ferido com faca por um idoso de pele branca, em uma rua de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O motoboy, identificado como Éverton Guandeli, foi imobilizado e algemado por agentes da Brigada Militar do estado.

A ocorrência foi registrada por testemunhas. Nas imagens, é possível ouvir que o motoboy, identificado como Éverton Guandeli, pedia ao outro homem que “pegasse a faca” na frente dos policiais, que já estavam no local. Segundo Éverton e as testemunhas, o idoso teria tentado esfaqueá-lo momentos antes.

Em seguida, os agentes da Brigada Militar do Rio Grande do Sul tentam conter o motoboy, que rebate a abordagem: “Quem tá errado é ele, então me larga”. A partir deste momento, pelo menos quatro policiais da Brigada Militar do Rio Grande do Sul se envolvem na abordagem e iniciam constantes tentativas de imobilização do homem negro, que resiste.

Enquanto uma das agentes tenta algemar o motoboy, testemunhas gritam e tentam dizer aos policiais que o outro homem, um idoso de pele branca, era o responsável pela tentativa de esfaqueamento. Ele circulava livremente pela calçada. Por fim, Éverton é detido. O agressor somente teria sido preso após ir em casa e voltar ao local da ocorrência.

Com a repercussão do caso nas redes sociais, o ministro Silvio Almeida afirmou que o homem negro foi “tratado como criminoso”, e que a conduta dos policiais demostra “a forma como o racismo perverte as instituições e, por consequência, seus agentes”.

Neste domingo, a ministra Anielle Franco se pronunciou sobre o caso em seu perfil no Instagram, e disse que trabalhará pela “responsabilização”.

Segundo a TV RBS, foi registrado boletim de ocorrência por lesão corporal. De acordo com a Polícia Civil, o homem negro teve escoriações no pescoço, possivelmente provocadas pela faca, e o homem branco teve escoriações na perna. O motoboy também teria registrado ocorrência por abuso de autoridade contra a Brigada Militar.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou, neste domingo, que determinou abertura de sindicância para que a Corregedoria da Brigada Militar do estado apure as circunstâncias da abordagem. Na mesma publicação, Leite reforça a “confiança” que tem “nos homens e mulheres que compõem as forças de segurança”.

+ sobre o tema

‘Coloque um branco de volta na Casa Branca’

Um apoiador do candidato presidencial republicano Mitt Romney foi...

Adolescente vai visitar o pai e sofre agressões racistas por parte de sua madrasta

Adolescente vai visitar o pai e sofre agressões racistas...

Ações afirmativas concretizam princípio da igualdade, diz Celso de Mello

Se a Constituição diz que todos são iguais perante...

para lembrar

Sobre racismo e violência na saúde

No último dia do Abrascão 2018, o auditório da...

Dez anos da lei de Cotas Raciais no Brasil

O sistema de cotas para os que se consideram...

Em apenas sete meses, PM matou 271 pessoas em SP

De janeiro a julho deste ano a Polícia Militar...

“Macaco” e emoji de banana: casos de racismo invadem os jogos online

Comum no ambiente virtual, crime de injúria racial já atingiu...
spot_imgspot_img

Marca de maquiagem é criticada ao vender “tinta preta” para tom mais escuro de base

"De qual lado do meu rosto está a tinta preta e a base Youthforia?". Com cada metade do rosto coberto com um produto preto,...

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...
-+=